Santarém comemora os bons "ventos" do turismo e a retomada do setor no pós-pandemia

Eventos, cruzeiros internacionais, qualificação e investimento na infraestrutura foram destaques em 2022.

Em 2022, Santarém voltou a ser destaque como um dos principais destinos turísticos visitados no estado do Pará e foi uma janela para o mundo ao ser o destino anfitrião da Feira Internacional da Amazônia de Turismo (FITA), realizada no mês de maio, em Belém. Santarém é rica em belezas naturais, gastronomia e cultura e é o terceiro destino mais procurado no Pará, levando seus visitantes a uma viagem gastronômica, cultural e paradisíaca, com sabores únicos e belezas inigualáveis.

Retomada de cruzeiros internacionais.

Em parceria com empresas e órgãos, a Semtur promoveu diversos eventos que impulsionaram o turismo regional a exemplo da parceria com a empresa Muriki no evento Desafio Alter: Trail Run; com a empresa Direct Jet no evento IX Expedição Tapajós e o Festival de Cinema de Alter do Chão, que proporciona entretenimento e cultura a todos os participantes. A Semtur preza na realização de eventos, com forte apelo turístico, chamando visitantes a conhecer o que há de mais belo na Pérola do Tapajós. O "Café com Números", outro importante evento, em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), foi importante porque mostrou a prospecção do setor para o biênio 2022/2023.

Alter do Chão e suas belas praias são importantes vetores.

Não podemos falar sobre os atrativos turísticos de Santarém sem mencionar a Vila Balneária de Alter do Chão. É o nosso principal "cartão de visitas". As praias, com suas águas refrescantes, areias brancas e fofas possuem beleza inigualável. Alter do Chão foi escolhida, pelo jornal inglês The Guardian, em 2009, como a praia de água doce mais bonita do mundo e como o destino mais procurado de 2022.

Santarém e seus mais de 100 km de praia têm forte apelo ao turismo de praia e sol, mas não deixa nada a desejar no turismo de base comunitária, levando as pessoas a terem experiências únicas em diferentes regiões, seja na área de rios ou no planalto. Também se destaca o turismo náutico, a cidade é a segunda do Brasil a receber o maior número de navios transatlânticos internacionais, foram cerca de 23 na temporada que iniciou em 2022 encerra em 2023, com a retomada dos cruzeiros internacionais.

Prefeitura apoiou os festivais comunitários.

Santarém também é conhecida pela culinária única e de sabor individual. Ficou conhecida, internacionalmente, através das mãos de renomados chefs locais, levando o sabor dos nossos deliciosos peixes de água doce para o Brasil e para o mundo, sem falar na arquitetura antiga, remetendo a casarões da época da colonização que são uma cultura e viagem para os visitantes.

Para fomentar a cadeia turística, a Prefeitura investiu na qualificação dos profissionais. Em 2022, 268 pessoas, que trabalham direta ou indiretamente na área, foram qualificados por meio de cursos de manipulação de alimentos, drinks e coqueteis, turismo de base comunitária, condutor ambiental de trilhas e caminhadas e garçom e garçonete. Com mais qualificação, o atendimento ao turista melhora diariamente.

Setor investiu na qualificação dos profissionais.

Como um dos projetos do programa de governo do prefeito Nélio Aguiar, a Semtur realizou a primeira edição do "Comida Beira do Rio", que destaca a gastronomia típica de determinadas regiões de rios e várzea. O "Comida Beira do Rio" foi realizado em 2022, em duas edições, além do tradicional projeto "Por do Sol" que leva música, dança e cultura a visitantes de pontos turísticos da cidade.

"Comida Beira do Rio" foi uma das inovações de 2022.

De acordo com o titular da pasta de Turismo, Alaércio Cardoso, Santarém lança de forma inédita seu calendário turístico em 2023. "Ele vai de janeiro a dezembro, com mais de 50 eventos. Em 2023, chegaremos ao faturamento de R$ 160 milhões, recebendo em torno de 25% dos turistas que vem para o estado do Pará", informa.

A "redescoberta" do Maracanã com sua passarela.

Para o prefeito Nélio Aguiar, os investimentos do governo em infraestrutura fomentam, ainda mais, o setor. "A criação e revitalização de espaços públicos urbanos se tornaram novos cartões-postais, a exemplo da nossa nova orla fluvial, a orla do Maracanã, o nosso Terminal Hidroviário, a pavimentação da estrada do Pajuçara, além do lançamento de projetos que vão impactar diretamente, como o Centro de Convenções, a Rodovia Interpraias, a entrega da nova Avenida Moaçara, o Mirante do Saubal e a reconstrução do Centro de Atendimento ao Turista, em Alter do Chão", argumenta o prefeito.

Turismo ganhou moderna estrutura hidroviária.

Os atrativos da nova orla: lazer e esporte.
Novos acessos para Alter do Chão, balneários e comunidades com a Avenida Elias Pinto (nova Moaçara).
Pajuçara e sua estrada pavimentada.