Semtur realiza curso de manipulação de alimentos
Autor: Arte CCOM/PMS

Semtur realiza curso de manipulação de alimentos

As inscrições estão sendo realizadas na própria Secretaria, a partir de hoje, 17, até esgotarem as 30 vagas ofertadas.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), realiza de 08 a 09 de maio, em parceria do Núcleo Técnico de Vigilância em Saúde (NTVS), o curso de manipulação de alimentos. O curso acontecerá na sede do Sebrae, localizado na Avenida Mendonça Furtado, 1369 - Bairro Santa Clara. Serão ofertadas 30 vagas.

O curso tem a finalidade de orientar os alunos a trabalhar em um ambiente de serviço de alimentação, desde a compreensão dos regulamentos de saúde e segurança até os procedimentos adequados de cozinha. O evento apoia as pessoas que trabalham com a manipulação de alimentos a aperfeiçoar os requisitos para a prática da atividade, com o objetivo de reduzir o risco de infecções em relação às doenças proeminentes do consumo de alimentos.

Segundo Andressa Sousa de Oliveira, chefe da Divisão Especializada de Vigilância Sanitária, sabe-se que muitas são as doenças relacionadas ao consumo de alimentos, sejam eles mal cozidos ou mal preparados ou ainda, também, mal armazenados e visando atender as demandas do município, a Vigilância Sanitária, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, está proporcionando à população santarena o curso de boas práticas de manipulação de alimentos, ofertado, gratuitamente, com o objetivo de capacitar e apoiar os manipuladores de alimentos do setor de turismo a aperfeiçoar o controle sobre o requisito da manipulação de alimentos, reduzindo, assim, o risco de doenças associadas ao mau acondicionamento dos alimentos.

"O curso envolve todas as etapas do alimento dentro do setor. Desde a escolha dos fornecedores, a compra, embalagem e exposição da venda para o consumidor final e é com essa preocupação que nós estamos com essa parceria, formalizando para que os nossos consumidores finais tenham um produto de qualidade e bem manipulado por profissionais capacitados", explica.

Para o secretário de Turismo, Alaércio Cardoso, o curso é de suma importância para qualificar quem trabalha com a produção de alimentos. “Nós vemos como uma importante saída, aperfeiçoar e qualificar pessoas do trade, que trabalham com a produção de alimentos para atender melhor a população que busca por esse serviço ao visitar Santarém, levando em consideração a boa prática na manipulação dos mesmos até o consumo", finalizou.