Prefeitura homenageia segmentos do turismo que mais se destacaram em Santarém

Prefeitura homenageia segmentos do turismo que mais se destacaram em Santarém

A escolha dos homenageados foi através de voto popular e a entrega da honraria aconteceu ontem (4), no auditório da ACES.

Uma noite de encantos e reconhecimento, assim podemos descrever a Premiação Encontro das Águas, no auditório da Aces, aos destaques do turismo em Santarém, onde 41 personalidades e instituições foram agraciadas com uma honraria ofertada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, com apoio da Setur. Além das personalidades, outros seis eventos com forte apelo a impulsionar o município como destino turístico também foram reconhecidos.

Confira no link os homenageados da noite: https://santarem.pa.gov.br/storage/posts/April2024/cmCc6opxu0XVSVMqa1HpXoMCuF0BCJjPKjmnu1kG.docx

O prêmio trata-se da promoção e o reconhecimento das contribuições individuais no setor turístico de Santarém, fundamentais para o fortalecimento e o desenvolvimento contínuo da indústria do turismo na região.

A criação de um projeto de premiação pela Semtur visa considerar e celebrar as realizações de indivíduos notáveis ​​que se destacaram em diversas áreas dentro do segmento turístico. Todos foram indicados pela sociedade santarena através de votação popular com aplicação de 3.450 questionários que foram respondidos através de voto popular, nas categorias meios de hospedagem; agências de turismo; turismo de base comunitária; turismo de negócios; turismo gastronômico; turismo de esportes; turismo náutico; turismo cultural; mulheres no turismo e turismo de influência.

A homenageada Dulce, que representou a categoria Turismo de Base Comunitária externou sua felicidade por ter ganhado a categoria, mostrando o empreendedorismo feminino e a garra da mulher amazônida.

"Eu estou muito feliz em representar a força da mulher empreendedora na nossa região e desde já convido toda a sociedade santarena a conhecer as nossas comunidades".

A empresária Viviam Maia, uma das idealizadoras do evento San Beach Open, que reuniu jogadores nacionais e até internacionais de beach tennis num torneio, que aconteceu em setembro de 2023, na Praia do Cajueiro em Alter do Chão, relatou que a realização do evento foi um desafio, pois foge das alçadas da empresária, que nunca tinha trabalhado com a realização e a promoção de eventos.

"Arregaçamos as mangas e fizemos um evento que marcou o turismo de eventos em Santarém e região. Fomos destaque nas mídias nacionais e hoje é uma forma de reconhecimento e muita gratidão por todo o trabalho realizado. Agradecemos a Secretaria de Turismo, na pessoa do Alaércio, que se juntou a nós e acreditou no potencial do evento que marcou a história do esporte santareno".

O secretário Alaércio Cardoso, que se despediu do cargo durante o evento, contou que o prêmio estava na programação desde o ano passado no planejamento da secretaria.

"A ideia surgiu, idealizamos, colocamos no planejamento e executamos com maestria a premiação. É um jeito simples de homenagear as pessoas que trabalham com o turismo e tanto impulsionam nossa região. É impressionante observar o trabalho de todas essas pessoas e como esse prêmio vai mostrar a valorização deles perante a sociedade".

O secretário Adjunto de Turismo do Estado do Pará, Lucas Vieira, afirmou que o eventoo valoriza todas as pessoas que trabalham com o turismo, ajudando a impulsionar o destino Santarém para o Brasil e o mundo.

"O secretário Alaércio em nome de todo o staff do Prefeito Nélio Aguiar está de parabéns pela organização desse prêmio fantástico. Santarém já está no polo do turismo e a gente precisa realizar mais eventos como esse, com essas premiações para incentivar ainda mais os prestadores de serviço no ramo do turismo para que possamos juntos expandir mais Santarém como destino turístico".

O prefeito Nélio Aguiar avalia o bom momento do turismo no município.

"Nós saímos de cerca de 20% dos turistas que visitam o estado do Pará para 49%. Esses turistas vem visitar Santarém e Alter do Chão. O turismo tem vários atores e envolvem pessoas que caminham lado a lado com a gestão pública e a iniciativa privada. Além dos investimentos que vem sendo realizados no setor turístico, tudo isso ajuda ao crescimento de emprego e renda local. Essa premiação é uma forma de reconhecer, agradecer as pessoas que contribuem para que Santarém chegasse a essa posição no cenário do turismo não só dentro do estado, mas nacional e até internacionalmente".