Com o objetivo de estruturar o turismo de base comunitária no bairro Pérola do Maicá, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), está organizando parcerias, com o objetivo de mostrar o potencial que existe no local.
“O governo municipal trabalha com iniciativas de desenvolvimento da através de atividades turísticas. Alguns moradores receberam cursos de observação de aves, em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O bairro é, praticamente, o quintal do Lago do Maicá, que é conhecido pela sua rica biodiversidade. Então, os próprios moradores podem trabalhar com o ecoturismo aqui. A ideia é permitir que os bairros sejam contemplados com atividades turísticas de forma mais autônoma, incentivando também a preservação natural dos bairros”, destacou o titular da Semtur, Emanuel Júlio.
Os encontros devem ser mais frequentes para que o projeto ganhe mais condições de avançar nos próximos meses. Ficou acertado durante a visita, que será criado um roteiro que tenha a capacidade de chamar a atenção de turistas, levando-se em conta que por estar perto do centro da cidade.
O que o roteiro tende a proporcionar:
- · Visita guiada pelo bairro, aproveitando a proximidade com o Lago do Maicá;
- · Observação de pássaros, na comunidade e em passeios pelo lago;
- · Passeio de bajara pelo Lago do Maicá, para observar a riqueza da fauna e flora;
- · Oferecer a gastronomia ribeirinha, ao final dos passeios e,
- · Um redário para servir de ponto de referência aos finais de passeios.