Santarém sedia IX Expedição Tapajós de jet ski
Autor: Ascom Semtur

Santarém sedia IX Expedição Tapajós de jet ski

Evento náutico percorreu os Rios Tapajós e Arapiuns

Santarém foi sede da IX Expedição Tapajós de jet ski. O evento ocorreu de 22 à 25 de setembro, e contou com a participação de 75 motos aquáticas e 130 pessoas em um cortejo fluvial pelas praias de Alter do Chão, Cachoeira do Aruã, Ponta Grande e arredores. A expedição foi organizada pela empresa Direct Jet Náutica e contou com o apoio da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur).

A Expedição Tapajós se enquadra na modalidade de Turismo Náutico, caracterizado pelo contato com a água salgada ou doce e ligado à prática de esportes aquáticos ou outras atividades realizadas na água. Outra característica importante é que, diferente de outros meios de transporte, as embarcações são os principais atrativos do turismo náutico, já que elas oferecem lazer e entretenimento, ao invés de somente deslocamento.

Marcelo Pinho é proprietário da empresa que organizou o evento e comentou sobre a interação com o turismo náutico e comum. “Um dos caixa fortes para a estimulação do turismo é a divulgação feita pelos próprios participantes. A maioria deles são de Belém, mas estão movimentando a economia local, pois estão hospedados aqui, prestigiaram as comidas e o artesanato santareno. Quem puder venha e conheça as belezas de Santarém e suas comunidades.”

O secretário municipal de Turismo, Alaércio Cardoso, destacou que a expedição contou com um grande número de participantes. “A Expedição Tapajós mostrou o crescimento do turismo náutico de 25% após a pandemia, alavancando o comércio de motos aquáticas. A região norte é privilegiada, pois possui seis rios navegáveis. Destes, nós, santarenos, temos três: Tapajós, Amazonas e Arapiuns. Quero agradecer a todas essas pessoas do estado do Pará e do Brasil que vieram conhecer as belezas amazônicas”.