Santarém recebe a X Expedição Tapajós
Autor: Daniel Simões

Santarém recebe a X Expedição Tapajós

Em três dias, a expedição percorreu as praias do rio Tapajós.

Contemplando as belezas naturais de Santarém e as águas geladas e cristalinas das nossas praias, o município recebeu a X Expedição Tapajós. Organizada pela empresa Direct Jet em parceria com a Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) que deu total apoio para realização da expedição. O evento teve início na quinta-feira (26) e terminou neste sábado (28). Foram três dias em contato com a natureza numa mistura de turismo de sol e praia e turismo aquático. Participaram 180 pessoas e 95 motos aquáticas na expedição.

O turismo náutico é caracterizado pelo contato com a água salgada ou doce e ligado à prática de esportes aquáticos ou outras atividades realizadas na água. Outra característica importante é que, diferente de outros meios de transporte, as embarcações são os principais atrativos do turismo náutico, já que elas oferecem lazer e entretenimento, ao invés de somente deslocamento.  Já o turismo de sol e praia se caracteriza pelas atividades turísticas relacionadas à recreação, entretenimento ou descanso em praias, em função da presença conjunta de água, sol e calor.

Este ano, a Expedição Tapajós percorreu as praias do rio Tapajós. O evento tem como principal objetivo aproximar os participantes que tenham jet e que gostam de participar da expedição da natureza, conhecendo novas pessoas e novos lugares, onde sempre é escolhida uma comunidade para comprar artesanato, fazendo a economia do município girar.

A Prefeitura de Santarém sempre foi parceira da Expedição Tapajós, reconhecendo o potencial de trazer turistas para conhecer as belezas naturais do município. Para o secretário de Turismo, Alaércio Cardoso "é uma alegria podermos receber quase 200 pessoas fazendo turismo em Santarém, oriundas não só do Pará, mas de outros estados do Brasil, que vêm conhecer nossas belezas naturais, nossa gastronomia e nossa cultura. Para nós é muito significativo, mesmo com a grande estiagem, conseguimos manter e realizar toda a programação original da Expedição Tapajós, trazendo turistas que fomentam o economia local", disse Cardoso.

Para o organizador Marcelo Pinho, a expedição já é um sucesso extraordinário, trazendo centenas de turistas para conhecer as belezas naturais de Santarém e viver um dia na comunidade, provando as comidas típicas, se encantando com os artesanatos produzidos à mão de valor singular.

"Está sendo um sucesso como todos os anos, os participantes respeitando as normas de navegação, a limpeza das praias, respeitando a natureza, conhecendo novos locais, degustando a culinária local e comprando artesanato", observou.