Santarém recebe a 3ª turma do curso de Condutor Ambiental de Trilhas e Caminhadas
Autor: Ascom Semtur

O curso acontecerá em duas etapas: 15 e 19 de maio, com aulas teóricas, e de 20 a 26 de maio, com as aulas práticas.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e o Instituto de Desenvolvimento Florestal e de Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio) realiza, em Santarém, a 3ª turma do curso de Condutor Ambiental de Trilhas e Caminhadas, no período de 15 a 26 de maio. As inscrições iniciaram no último dia 02 e vão até o próximo dia 12, na sede da Semtur, na Avenida Curuá-Una, nº 42, Bairro Santa Clara.

São 25 vagas ofertadas. Os candidatos precisam ter mais de 18 anos. No momento da inscrição, devem portar a declaração de ensino médio e os documentos pessoais.  O gerente de Qualificação Profissional da SETUR, Antônio Pinheiro, informa que essa é a 50ª turma do estado e a 3ª a ser ministrada em Santarém.

"O curso foi criado com o objetivo de formar condutores locais das áreas de conservação, onde o público alvo é a comunidade do entorno dessas áreas protegidas, levando conhecimento e proporcionando aos condutores locais qualificação profissional adequada para a tratativa com os turistas,que buscam esse ramo do turismo em suas viagens. A finalidade do curso é transformar esse segmento em uma atividade econômica e em uma opção de renda para a comunidade. O segmento de trilhas já é bastante difundido na nossa região e vem crescendo cada vez mais", avalia.

O secretário de Turismo, Alaércio Cardoso, destacou a importância para Santarém ao realizar o curso. "Para nós, é uma satisfação imensa poder ajudar e qualificar esses profissionais que trabalham com trilhas e caminhadas. O turismo de natureza é um segmento importantíssimo em nossa região visto as nossas condições e ensiná-los a trabalhar com segurança para proteger nossos turistas é o nosso maior trabalho", concluiu Alaércio.