Santarém participa da maior Feira de Turismo da América Latina
Autor: Ascom Setur

Santarém participa da maior Feira de Turismo da América Latina

O evento aconteceu entre os dias 03 e 05 de abril, no Expo Center Norte em São Paulo.

A Prefeitura de Santarém foi representada, por meio de seu secretário de Turismo, Alaércio Cardoso, na World Travel Market Latin America (WTM LA). Evento considerado a maior feira do setor de viagens de turismo da América Latina. A feira começou no último dia 03 e finaliza nesta quarta-feira, 05, em São Paulo. A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) teve um estande, mostrando toda a culinária e a cultura paraense, além de enfatizar nosso belo cartão postal: Alter do Chão.

Tamires Andrade, influencer de Turismo de Natureza, e o secretário de Turismo Alaércio Cardoso.

A WTM é a maior feira voltada ao turismo da América Latina. A expectativa, segundo a organização, é que mais de 20 mil participantes, entre profissionais de viagens de turismo e o público em geral, distribuídos em 565 expositores de 40 países e mais 90 “buyers” (compradores), participem das rodas de conversas. O evento tem dimensão global e oferece aos seus participantes uma plataforma para desenvolvimento de produtos e serviços, facilitando networking, transações e oportunidades de negócios.

O secretário adjunto de Turismo do Pará, Lucas Vieira, afirma ser de suma importância o Pará participar da Feira de Turismo. "Nós estamos abertos para conversas e já produzimos pautas com os trades de vários países e estados, mostrando a potencialidade que tem o estado do Pará. Somos fortes em ecoturismo e turismo de florestas, além da nossa inigualável culinária que é diferente de qualquer outra conhecida. É importante que o Pará tenha essa visibilidade e que possamos trazer cada vez mais turistas para o estado. Nós estamos com essa grande expectativa de sediar a COP-30 e estamos vendendo cada vez mais o nosso estado, dando referência que somos as portas da Amazônia e queremos que esses turistas conheçam a Amazônia pelo Pará, trazendo a sustentabilidade e ecoturismo que está tão em moda ultimamente. Aproveitamos, também, para convidar todos os trades a participarem da nossa Feira de Turismo da Amazônia [Fita], que acontecerá de 15 a18 de junho em Belém. Já estamos trabalhando na divulgação da feira, Santarém está bem representada pelo seu secretário de Turismo, Alaércio Cardoso, e estamos levando Alter do Chão como um dos melhores destinos turísticos do Pará", enfatizou o secretário adjunto.

Secretário de Turismo de Santarém, Alaércio Cardoso, e secretário de Estado de Turismo, Lucas Vieira.

Para Irene Belo, proprietária de um hotel localizado na Vila Balneária de Alter do Chão, participar de feiras no Brasil tem sido uma constante desde o ano 2000.

"São 23 anos participando na divulgação do hotel e de Alter do Chão para o mundo. A expectativa é muito boa, aqui encontramos antigos parceiros, além de fazermos novos contatos para fazer novas parcerias".

Irene Belo, proprietária de hotel em Alter do Chão, secretário de Turismo de Santarém, Alaércio Cardoso, e Ricardo Pantoja, representante da plataforma Outdooractive.

O secretário de Turismo de Santarém, Alaércio Cardoso, lembra que a WTM é trabalhada como estratégia de participação dentro do planejamento da Prefeitura, por meio da Semtur, além de outras quatro feiras de turismo, durante o ano de 2023. O estado do Pará está com um estande dentro da feira e o município de Santarém se faz presente, participando de todos os dias do evento com a presença do secretário e de parte do trade santareno.

De acordo com Alaércio Cardoso, o objetivo de participação da feira para Semtur é fazer uma conexão com várias agências e empresas que atuam no mercado turístico, para que possam estar trazendo para Santarém essa conexão com outros estados e com empresas indutoras de turismo para nossa região.

Alaércio Cardoso destacou o papel de eventos de turismo para fazer a conexão com Santarém.

"Também estamos com a missão de dialogar com as companhias aéreas para baixar os valores das passagens aéreas para Santarém. Esse é o nosso principal foco, por determinação do prefeito Nélio Aguiar e a Semtur tem se empenhado muito nessa tratativa. Aqui na Feira nós já reunimos com o diretor da AENA, empresa ganhadora e responsável pela administração do Aeroporto de Santarém,  com o objetivo de dar incentivo às empresas que trabalham com voos nacionais para que possam vir a expandir a quantidade de voos para Santarém e também que possamos dialogar com essas empresas para que os valores das passagens aéreas caiam e se tornem flexíveis aos usuários do serviço".

O secretário falou ainda sobre a expectativa do estado receber a COP-30. "Sem sombra de dúvidas, Santarém será um município muito visitado, já que a cidade recebe 25% dos turistas do estado. Estamos na feira, dialogando, inclusive, com o mercado internacional para que possamos estar preparados para receber os turistas que visitarão Santarém. Estamos dialogando também com o Ministério do Turismo e com a Embratur e a Setur para que possa ser levado para Santarém grandes eventos para o Centro de Convenções que deverá ser entregue pelo governador Helder Barbalho e pelo prefeito Nélio Aguiar ainda neste ano. A Semtur tem a missão de alinhar os eventos que serão realizados no Centro", finalizou Alaércio.