A Prefeitura de Santarém foi representada, por meio de seu secretário de Turismo, Alaércio Cardoso, na World Travel Market Latin America (WTM LA). Evento considerado a maior feira do setor de viagens de turismo da América Latina. A feira começou no último dia 03 e finaliza nesta quarta-feira, 05, em São Paulo. A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) teve um estande, mostrando toda a culinária e a cultura paraense, além de enfatizar nosso belo cartão postal: Alter do Chão.
A WTM é a maior feira voltada ao turismo da América Latina. A expectativa, segundo a organização, é que mais de 20 mil participantes, entre profissionais de viagens de turismo e o público em geral, distribuídos em 565 expositores de 40 países e mais 90 “buyers” (compradores), participem das rodas de conversas. O evento tem dimensão global e oferece aos seus participantes uma plataforma para desenvolvimento de produtos e serviços, facilitando networking, transações e oportunidades de negócios.
O secretário adjunto de Turismo do Pará, Lucas Vieira, afirma ser de suma importância o Pará participar da Feira de Turismo. "Nós estamos abertos para conversas e já produzimos pautas com os trades de vários países e estados, mostrando a potencialidade que tem o estado do Pará. Somos fortes em ecoturismo e turismo de florestas, além da nossa inigualável culinária que é diferente de qualquer outra conhecida. É importante que o Pará tenha essa visibilidade e que possamos trazer cada vez mais turistas para o estado. Nós estamos com essa grande expectativa de sediar a COP-30 e estamos vendendo cada vez mais o nosso estado, dando referência que somos as portas da Amazônia e queremos que esses turistas conheçam a Amazônia pelo Pará, trazendo a sustentabilidade e ecoturismo que está tão em moda ultimamente. Aproveitamos, também, para convidar todos os trades a participarem da nossa Feira de Turismo da Amazônia [Fita], que acontecerá de 15 a18 de junho em Belém. Já estamos trabalhando na divulgação da feira, Santarém está bem representada pelo seu secretário de Turismo, Alaércio Cardoso, e estamos levando Alter do Chão como um dos melhores destinos turísticos do Pará", enfatizou o secretário adjunto.
Para Irene Belo, proprietária de um hotel localizado na Vila Balneária de Alter do Chão, participar de feiras no Brasil tem sido uma constante desde o ano 2000.
"São 23 anos participando na divulgação do hotel e de Alter do Chão para o mundo. A expectativa é muito boa, aqui encontramos antigos parceiros, além de fazermos novos contatos para fazer novas parcerias".
O secretário de Turismo de Santarém, Alaércio Cardoso, lembra que a WTM é trabalhada como estratégia de participação dentro do planejamento da Prefeitura, por meio da Semtur, além de outras quatro feiras de turismo, durante o ano de 2023. O estado do Pará está com um estande dentro da feira e o município de Santarém se faz presente, participando de todos os dias do evento com a presença do secretário e de parte do trade santareno.
De acordo com Alaércio Cardoso, o objetivo de participação da feira para Semtur é fazer uma conexão com várias agências e empresas que atuam no mercado turístico, para que possam estar trazendo para Santarém essa conexão com outros estados e com empresas indutoras de turismo para nossa região.
"Também estamos com a missão de dialogar com as companhias aéreas para baixar os valores das passagens aéreas para Santarém. Esse é o nosso principal foco, por determinação do prefeito Nélio Aguiar e a Semtur tem se empenhado muito nessa tratativa. Aqui na Feira nós já reunimos com o diretor da AENA, empresa ganhadora e responsável pela administração do Aeroporto de Santarém, com o objetivo de dar incentivo às empresas que trabalham com voos nacionais para que possam vir a expandir a quantidade de voos para Santarém e também que possamos dialogar com essas empresas para que os valores das passagens aéreas caiam e se tornem flexíveis aos usuários do serviço".
O secretário falou ainda sobre a expectativa do estado receber a COP-30. "Sem sombra de dúvidas, Santarém será um município muito visitado, já que a cidade recebe 25% dos turistas do estado. Estamos na feira, dialogando, inclusive, com o mercado internacional para que possamos estar preparados para receber os turistas que visitarão Santarém. Estamos dialogando também com o Ministério do Turismo e com a Embratur e a Setur para que possa ser levado para Santarém grandes eventos para o Centro de Convenções que deverá ser entregue pelo governador Helder Barbalho e pelo prefeito Nélio Aguiar ainda neste ano. A Semtur tem a missão de alinhar os eventos que serão realizados no Centro", finalizou Alaércio.