Santarém participa da 11ª Feira Internacional de Turismo da Amazônia
Autor: Arquivo - Agência Pará

Santarém participa da 11ª Feira Internacional de Turismo da Amazônia

Evento acontece no Centro de Convenções da Amazônia Hangar, até o próximo dia 18, em Belém

A Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), participa da maior feira de turismo da região Norte: a Feira Internacional de Turismo na Amazônia (FITA). Ela iniciou hoje, quinta-feira, 15, e se estende até o próximo dia 18, no Centro de Convenções da Amazônia Hangar, em Belém. Com o tema Turismo e Bioeconomia: um novo paradigma para a Amazônia, a Fita vem mostrando um novo olhar para o turismo amazônico com o desenvolvimento mais sustentável, contribuindo para salvaguardar e valorizar a diversidade biológica, cultural e social da região.

Santarém participa pela segunda vez do evento com um estande de exposição, explorando as belezas naturais e sendo um dos principais destinos turísticos do Pará. Em 2022, Santarém foi escolhido como o destino anfitrião da Feira.

A FITA nasceu com a missão de provocar um novo olhar sobre o território amazônico, identificando oportunidades de negócios, reforçando a identidade local e cultural dos destinos da região. Valorizando e resgatando a história desse lugar, trabalhando a conservação do meio ambiente e potencializando o turismo na Amazônia. É esperado um público de até 25 mil visitantes até o último dia.

Para o secretário de turismo Alaércio Cardoso é sempre muito importante a participação de Santarém na feira para mostrar todo o potencial turístico do município, que recebe 25% dos turistas que visitam o estado do Pará.

"Gostaríamos de até o final de 2023 crescermos esse número para 30%. Hoje, já estamos nos principais buscadores de destinos turísticos mais visitados do Brasil, temos a mais bela praia de água doce do mundo e abraçamos o turismo de base comunitária como um de nossos principais focos de exploração e explanação. Temos uma cultura e culinária ricas, por isso tudo é tão importante ser um expositor na FITA para atrairmos ainda mais turistas e com isso, fomentarmos a economia local", disse o secretário.

O prefeito Nélio Aguiar lembra que importantes investimentos estão sendo realizados para impulsionar, cada vez mais, o setor.

"O turismo necessita de estrutura e investimento para continuar crescendo. Nós últimos seis anos, por exemplo, implantamos o maior programa de asfalto já realizado no município, criamos anéis viários, entregamos a Estrada Paulo Roberto Matos, que liga Santarém à praia do Pajuçara, a Avenida Elias Pinto [prolongamento da Moaçara], que faz a ligação da BR 163 à PA 457 [Rodovia Everaldo Martins], acesso para o Aeroporto Internacional Maestro Wilson Fonseca, a Vila de Alter do Chão e outros balneários, além de comunidades da região do Eixo Forte, concluímos e estamos dotando com equipamentos, a Pista do Lazer [Avenida Anysio Chaves]. Entregamos um dos mais belos cartões postais de nossa cidade, a nova orla, entregamos a orla do Maracanã, a orla da Vila Arigó e a Pista do Lazer da Nova República. São diversas conquistas que podemos celeberar para que a nossa vocação turística seja cada vez mais lembrada", exemplifica Nélio.