Prefeitura realiza a 3ª Feira Gastronômica de Santarém e produção de bioeconomia das mulheres

O evento acontece na Praça Barão de Santarém até domingo, dia 14.

A Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), está realizando a 3ª edição da Feira Gastronômica e produção da bioeconomia das mulheres em parceria com a Amay Eventos. A Feira vai de 11 a 14 de maio, na Praça Barão de Santarém, das 19h às 23h. O objetivo do evento é divulgar a gastronomia e o artesanato de Santarém e região, atraindo turistas de todos os lugares para participar do evento.

O artesão Diego Cardoso, do Centro de Artesanato do Tapajós - Cristo Rei, falou sobre sua expectativa. Ele disse que espera bastante movimentação e vendas e que a Feira será uma vitrine para a exposição dos produtos confeccionados por ele, utilizando-se de habilidades manuais para a produção de pelúcias, botos Tucuxi e Cor de Rosa, bonecas articuladas, entre outros.

"Aqui no nosso espaço temos produtos oriundos da palha de tucumã, vindos da comunidade de Coroca, temos, também, as biojóias feitas à mão e doces de produtores de Alter do Chão. É um espaço bem eclético para atender os turistas e os visitantes”, contou Diego Cardoso.

O empresário da gastronomia Nadilson Rego, da empresa Sortidão Paraense, relatou que empreendeu na Feira com grande entusiasmo, trazendo muitas novidades na parte da gastronomia regional.

"Essa é a nossa segunda participação na Feira e a gastronomia é muito importante para nossa região, pois temos variados pratos típicos, vale a pena a participação de todos para degustar e conhecer os estandes expositores”, falou Nadilson.

Carlos Magno contou que o objetivo é oportunizar aos microempresários para que eles possam expor seus produtos e realizar negócios, tendo a Feira como uma vitrine a céu aberto de exposição de produtos, visando deslumbrar novas feiras com parcerias com a Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), Sebrae, Governo do Estado e a Prefeitura de Santarém, através da Secretaria de Turismo, que sempre foi parceira desde a primeira edição.

A turista Patrícia Cavalcante, do Rio de Janeiro, disse estar encantada com a exposição e aproveitou para parabenizar os organizadores da Feira pelo fato de proporcionarem aos visitantes oportunidade única de poder apreciar em um só lugar, artesanato, gastronomia e cultura de um povo que é tão caloroso e solícito.

"Vim para conhecer um pouco da história de Santarém, além de provar sua culinária sem igual. Os organizadores estão de parabéns pela ideia de reunir tudo isso em único lugar".

João Paulo (representando a deputada estadual Maria do Carmo; Fábio Maia, representando a ACES; Alaércio Cardoso, secretário de Turismo; Carlos Magno, empresário da Amaya Eventos; Inácio Corrêa, secretário adjunto de Governo do Baixo Amazonas e Paulo Dirceu, gerente do Sebrae.

Para finalizar, o secretário de Turismo, Alaércio Cardoso, externou a felicidade em poder participar da 3ª edição da Feira Gastronômica, pelo fato de agregar mais parceiros. Em nome do prefeito Nélio Aguiar e da gestão, ele agradeceu o envolvimento de todos que acreditam no potencial deste evento e na força do turismo, da gastronomia e da cultura local, que são três pilares que precisam andar juntos para um bom desenvolvimento turístico.

"Nós temos grandes parceiros aqui em Santarém, como o senhor Carlos Magno da Amaya Eventos, e juntos temos realizado por três edições a Feira e cada uma com maior potencial de agregação e exposição. Começamos com pouco mais de 15 estandes e nessa 3ª edição estamos com 32, espero que cresça mais a cada edição. Ficamos muito felizes porque é uma forma de fortalecer a economia, para isso esperamos atingir o número de 10 mil visitantes nesses quatro dias", finalizou.