Em parceria com a Prefeitura, Boa Esperança celebra o 21º Festival da Tapioca, 62º aniversário da comunidade e a 9ª Festa da Integração Gaúcha

Mais de 15 mil pessoas passaram pela comunidade nos dois dias de evento.

Foi realizado nos dias 05 e 06 de agosto, na Comunidade de Boa Esperança, o Festival da Tapioca, o 62º aniversário da comunidade e a 9ª Festa da Integração Gaúcha, a organização do evento é uma parceria da Associação de Moradores da Comunidade de Boa Esperança- AMDBE em parceria institucional com a Prefeitura de Santarém, através da sua Secretaria Municipal de Turismo- Semtur. O festival tem como objetivo reunir a comunidade para confraternizar e comemorar a produção anual da tapioca nesta importante e estratégica região da Amazônia, bem como valorizar e fomentar a produção agrícola e o turismo local, visam também reunir os que vivem na região, visitantes flutuantes, turistas, autoridades e personalidades do mundo politico e cultural para resgatar a sua história, a sua cultura, os seus costumes e um pouco do que ficou perdido com o tempo.

No sábado (5), aconteceu a famosa carreata de carros abrindo as festividades, após a solenidade oficial com a fala das autoridades e a escolha da Rainha da Tapioca 2023.
O domingo (6), foi embalado por um café da manhã, após o tradicional almoço gaúcho e depois a corrida de poc poc embalados por shows de bandas locais, além de barracas com venda de derivados da tapioca.

Lucelia Silva, presidente da Associação de Moradores, falou de sua satisfação em presidente a associação e da dificuldade que é em fazer um festival, foram dias de lutas para colher dias de glória com o sucesso do evento que a cada ano atrai mais turistas e visitantes, tendo sua expectativa alcançada com a realização do evento.

"Gostaria de agradecer a Prefeitura de Santarém através da Semtur e do seu Secretário Alaércio Cardoso que não mediu esforços nessa parceria para a realização desse evento e acredito que até a 01:00 hr desse domingo várias pessoas passarão para comprar, degustar dos derivados da tapioca e assistir a tradicional corrida de poc poc que é um trator agrícola onde é utilizado no roçado da mandioca, que eleva a matéria prima para a casa de farinha para dar continuidade ao processo até a farinha de tapioca", falou Lucélia.

Olga Schimitt turista de Novo Progresso conta que é o segundo ano consecutivo que ela é sua família participam do Festiva da Tapioca e parabenizou a organização do evento.

"Queria parabenizar todos os envolvidos na organização do evento, um evento de família é muito bonito, onde tem para todos os gostos, desde o tradicional churrasco até a corrida de poc poc que anima muito as pessoas”, contou.

O Prefeito Nélio Aguiar disse que o Festival da Tapioca estava bastante movimentado e prestigiado pelos turistas, comunitários que visitantes e parabenizou a comunidade pela realização do evento, além de registrar a importância da Prefeitura de Santarém através da Semtur pela parceria no evento, tudo isso em virtude da importância do festival no impulsionamento do turismo, da cultura, da tradição do povo gaúcho que aqui fez morada.

"Um evento grandioso como esse devemos dar os parabéns pela realização do festival, no qual fomenta o turismo, a cultura e a agricultura familiar de base comunitária e Boa Esperanca só tem a ganhar com a realização do mesmo, aqui eu parabenizo a todos os envolvidos nesse festival e contem com a Prefeitura como parceira” disse Nélio.

Finalizando o Secretário de Turismo, Alaércio Cardoso comentou que na edição do 21º Festival da Tapioca, 62º aniversário da Comunidade de Boa Esperança e da 9ª Festa da Integração Gaúcha a Semtur é tradicionalmente parceira na realização do evento e no ano de 2023 foi muito especial, pois a secretaria entrou com uma mega estrutura de palco, som e iluminação para abrilhantar ainda mais o festival, além da preparação do espaço.

"Nós desde o planejamento estamos juntos com a associação. Foi um dos grandes festivais de Santarém com apoio da Prefeitura que teve seu investimento voluptuoso levando em consideração o número de visitantes e turistas que participaram do evento. Hoje nós recebemos cerca de 15 mil pessoas nos dois dias de festa e a nossa expectativa é que pelo menos a metade seja turista que vem ao evento em busca da tradicionalidade aqui transmitida gerando renda com o turismo", finalizou Alaércio.