Em São Paulo, Prefeitura participa do 8º Congresso Internacional Náutica
Autor: Divulgação Semtur

Em São Paulo, Prefeitura participa do 8º Congresso Internacional Náutica

O evento antecede o São Paulo Boat Show.

A Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), participou nos dias 20 e 21 de setembro, no São Paulo Expo, do 8º Congresso Internacional Náutica, que discutiu estratégias sobre como o turismo náutico pode ser importante para a economia nas mais diversas regiões do país, a partir do tema: O Turismo náutico impulsionando o turismo brasileiro. Como a sua região pode se tornar um grande polo do turismo nacional?. O congresso é um evento desenvolvido para prefeitos, secretários de turismo e agentes do setor e antecede o São Paulo Boat Show 2023, que reúne os principais players do mercado náutico e quem ama o mundo da navegação em um só lugar. Com mais de 100 embarcações expostas, de todos os modelos, preços e tamanhos, o São Paulo Boat Show 2023 contará com os principais lançamentos do setor náutico para 2023 e 2024, incluindo jets, motores, equipamentos, brinquedos náuticos, acessórios e serviços para barcos.

Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica, promotor do evento, falou sobre como se sente impressionado com as participações no evento e que estão enxergando o turismo náutico como uma saída para o impulsionamento do turismo no pós-pandemia.

"O turismo dá emprego, dá felicidade e leva as pessoas para o lazer. Nos oito congressos, tivemos mais de 700 participantes, 100 palestrantes e 50 cases foram apresentados com participações nacionais e internacionais onde inúmeros projetos foram desenvolvidos aqui. Nos sentimos muito felizes em poder contribuir com essas pessoas que desenvolveram projetos e que voltaram para apresentá-los aqui".

Secretário de Turismo, Alaércio Cardoso, e presidente do Grupo Náutica, Ernani Paciornik.

Carlos Henrique Menezes Sobral, secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimento no Turismo, na ocasião representando o Ministro do Turismo, Celso Sabino, contou que se coloca à disposição para que, junto com os organizadores do evento, possam traçar planos na área do turismo náutico.

"O Ministério do Turismo hoje vive uma nova era, onde a parte de infraestrutura e crédito possuem duas vertentes ligadas ao turismo náutico que são: um portal de investimentos, direcionado para quem possa ter um projeto e que queira um investimento privado acesse a opção de concorrer e, na vertente náutica nós temos uma marina em Balneário Camboriú e outra em Santos disponíveis em nossos portais, onde fazemos divulgação internacional na busca por investimentos. Também, nós temos uma linha de crédito para aquisição de embarcações sejam elas novas ou usadas com taxa de juros ligada ao Fungetur. Recentemente foi aprovada a carteira para quem for aprovado em motos náuticas, o Mtur está de portas abertas para o crescimento do turismo náutico no nosso Brasil", contou.

Para finalizar, o secretário municipal de Turismo, Alaércio Cardoso, disse que Santarém tem um grande potencial para expandir o turismo náutico, pois a região possui seis rios navegáveis e a Semtur estará divulgando e buscando o  desenvolvimento de mais uma ramificação do turismo no município.

"Com o aquecimento desse mercado, a criação de emprego e renda só tende a crescer, gerando centenas de empregos diretos e indiretos. Também estamos trabalhando alguns incentivos nesse setor, como já tem no estado de Santa Catarina, onde já estamos dialogando com o Governo do Estado do Pará e com o Governo Federal incentivos para instalação de infraestrutura náutica. Já estamos dialogando com estaleiros para que eles possam se instalar em nosso município com incentivos e, também, estamos trabalhando num Plano Municipal de Turismo fortalecendo essa questão de turismo náutico, pois ele consegue atender a todos os nichos no mercado".