A Prefeitura de Santarém, por meio das Secretarias Municipais de Turismo (Semtur) e Cultura (Semc), participou na última terça-feira (5) de reunião com a Associação dos Empreendedores de Turismo de Alter do Chão (PróAlter). O encontro, realizado na vila balneária, teve como objetivo alinhar estratégias para divulgar e integrar a programação do Sairé aos pacotes de hospedagem.
Participaram o secretário municipal de Turismo, Emanuel Júlio Leite, a secretária municipal de Cultura, Priscila Castro, representantes do setor hoteleiro, moradores, associados da PróAlter e segmentos do trade turístico local.
A principal pauta foi a importância de incluir, na comercialização dos pacotes turísticos, a programação cultural fixa do Sairé — que preserva a ancestralidade e a identidade da comunidade — evitando foco exclusivo na divulgação da programação musical, divulgada geralmente próximo ao evento.
Segundo os organizadores, essa integração fortalece o patrimônio cultural e facilita a venda dos serviços, já que turistas de outras regiões buscam vivenciar as tradições e manifestações do Sairé.
“A reunião foi produtiva, pois alinhamos expectativas e reforçamos que a programação cultural e religiosa é o verdadeiro foco do evento. Com essa integração, fortalecemos o turismo, beneficiamos o setor hoteleiro e garantimos ao visitante informações que valorizam a essência do Sairé”, destacou o secretário Emanuel Júlio Leite.
Ele também explicou que a prefeitura é responsável pelo apoio financeiro e organização do evento, em parceria com a comissão organizadora, associações folclóricas e o conselho comunitário. “Foi importante esclarecer a origem dos recursos e o funcionamento administrativo, dissipando dúvidas sobre a gestão do Sairé e destacando que o evento vai além do investimento financeiro, envolvendo responsabilidades compartilhadas.”
Ediane Lavor, do setor de planejamento da Semtur, ressaltou que “o turista que vem ao Sairé busca participar das ladainhas, da busca dos mastros e da imersão cultural e religiosa, além de aproveitar as belezas naturais da região. A atração musical externa é um complemento, não o foco principal, por isso o esforço deve ser na valorização dessas tradições.”
A secretária de Cultura, Priscila Castro, enfatizou a importância de aproximar o setor público e privado para incentivar a inclusão da programação cultural local nos pacotes turísticos. “Queremos que hotéis e pousadas destaquem a programação grandiosa do Sairé, que inclui ritos culturais, apresentações dos botos e artistas locais, além do Festival dos Botos. O encontro também esclareceu processos administrativos e reforçou a cooperação entre as secretarias para fortalecer a economia cultural na vila.”
O encontro consolidou a parceria entre poder público e empreendedores locais, ressaltando a importância da cooperação para promover eventos que movimentam a economia e preservam a identidade cultural de Alter do Chão e Santarém.
“O momento foi fundamental para unir o setor privado e a gestão municipal, promovendo uma atuação integrada para o desenvolvimento do turismo na região”, afirmou a diretoria da PróAlter.