Parceria promove revitalização a monumentos na orla de Santarém
Autor: Ascom Semtur

Parceria promove revitalização a monumentos na orla de Santarém

A Prefeitura de Santarém, por meio de Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), iniciou nesta segunda-feira, 13, uma revitalização das esculturas expostas na orla da cidade. A obra tem parceria com Programa de Proteção ao Patrimônio Histórico, Cultural e Arqueológico e com a rede local Massabor.

O artista plástico Denilton Teixeira, responsável pela revitalização, contou que muitas pessoas que passam pela orla já perceberam as mudanças. “Eles param, tiram fotos e eu acompanho a alegria deles por verem os monumentos ganhando cor novamente”, falou.

O empresário Gilmar Pastana, proprietário da Rede Massabor, destacou a importância da parceria entre instituições públicas e privadas. “Entendemos que precisamos fazer a nossa parte para que o sistema funcione e não apenas depender dele”, concluiu Gilmar.

Essa é a primeira de quatro ações de revitalização que devem ser realizadas no Município em 2023. “Nós estamos recuperando essas 4 estruturas dentro desse programa que tem objetivo valorizar e guardar a memória arqueológica e arquitetônica de Santarém, isso pode ser feito em igrejas, museus, esculturas, praças públicas, desde que esteja dentro do nosso programa. Temos como finalidade avançar mais 3 ações como essa e chegar ao final do ano com a preservação de monumentos que falam pelo nosso município”, finalizou Alaércio Cardoso, secretário municipal de Turismo.