Prefeitura de Santarém e Colônia de Pescadores Z-20 lançam programação das festividades de São Pedro
Autor: .

Tradicional procissão fluvial será no dia 29 de junho e é inserida na programação de aniversário dos 361 anos de Santarém

Lançamento ocorreu na Z-20 nesta manhã, 25

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) e a Colônia de Pescadores Z-20 lançaram na manhã desta quarta-feira (25), a programação oficial das festividades religiosas do padroeiro dos pescadores, São Pedro. As festividades, realizadas há 102 anos, retornam após uma pausa de dois anos em virtude da pandemia da covid-19.

A tradicional procissão fluvial será no dia 29 de junho e para este ano, sofreu alterações de formato. A imagem do santo percorrerá as ruas de Santarém antes de ser colocada na balsa para a romaria.

A procissão se enquadra no turismo religioso que tem como motivação, a fé. Está inserida ao calendário de acontecimentos religiosos das localidades receptoras dos fluxos turísticos.

O secretário municipal de Turismo, Alaércio Cardoso, informou que a Prefeitura é parceira da programação e este ano, a procissão de São Pedro fará parte da programação de aniversário dos 361 anos de Santaréo

Gestor da Semtur, Alaércio Cardoso

“É importante que a sociedade santarena participe e conheça o trabalho da colônia de pescadores Z-20. Muitos pescadores sofreram com a pandemia e vão a procissão para agradecer pelo dom da vida e por ter resistido a essa doença. Saliento a excelente atuação dos diretores da Z-20 que estão na ponta das comunidades enquadrando as atividades do turismo. Este ano, a festa será junto com a celebração do aniversário da nossa Pérola do Tapajós”, reforçou Alaércio.

O diretor de relações públicas do Z-20, Raimundo Amarildo dos Santos, contou que é uma grande alegria voltar com o evento, após a paralisação de dois anos. Segundo ele, a retomada contribui com o avanço do trabalho da instituição e dos pescadores.

Raimundo Amarildo (de óculos)

“É muito importante retomar, principalmente, com o grande evento que é a procissão fluvial que é fundamental, pois queremos dar uma satisfação a todos os nossos pescadores. Convidamos todos a conhecerem e participarem dos trabalhos realizados pela Z-20” relatou Raimundo.

Dentro da programação está ainda a constituição de assembleia que reúne 117 comunidades divididas em 10 regiões santarenas. Na oportunidade, serão discutidas políticas públicas para a classe e a aprovação de contas.

O diretor de assistência social da Z-20, Benilson Cardoso, comentou sobre a importância da realização da assembleia, ocasião em que os representantes dos núcleos de bases e o Conselho Fiscal se fazem presentes para aprovar e debater assuntos de interesse da colônia. “Estou muito feliz com a retomada das atividades. A parceria com a Prefeitura de Santarém enche meu coração de gratidão”, disse Benilson.

Confira a programação

Panfletagem na orla de Santarém

Local: início do Mercadão 2000 até o Mercado Modelo

Hora: 07h30 às 10h30

Arraiar do Pedrão - Premiação para quadrilhas

Local: na sede da Z-20 (Avenida Mendonça Furtado, 161)

Hora: 18h às 22h

Assembleia Geral

Local: Sirsan - Feira Agropecuária

06h30 às 07h30 - Café da manhã

8h às 11h30 - Início da assembleia

12h - Sorteio de rifa

12h30 - Almoço de confraternização

15h - Carreata com a imagem de São Pedro. Saída da Z-20 seguindo pela Avenida Rui Barbosa, desce a Travessa Dois de Junho e segue até a Feira do Pescado.

17h - Saída da imagem do píer ao lado da Feira do Pescado até o Porto dos Milagres, onde se inicia a procissão fluvial até o Terminal Fluvial Turístico de Santarém.

19h - Saída do Terminal Fluvial Turístico pela Avenida Tapajós rumo a Igreja Matriz de Santarém.

19h30 - Missa na Praça da Matriz.

20h30 - Retorno da imagem para a sede da Z-20.

21h às 03h - Baile dançante na sede da Z-20.