Semtur coordena reunião sobre o receptivo de navios para temporada 2023
Autor: Ascom Semtur

Semtur coordena reunião sobre o receptivo de navios para temporada 2023

Santarém deve receber mais de 15 navios durante o ano.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), realizou nesta terça-feira (24), no auditório da Semtur, uma reunião com os órgãos competentes; artesãos e empresas responsáveis pelos receptivos de navios de cruzeiro para a temporada de 2023. A reunião teve como objetivo ouvir todos os envolvidos e encaminhar melhorias no serviço de receptivos. A expectativa é que Santarém receberá até o final da temporada mais de 15 navios.

Joaquim Sousa, da empresa ASE Receptivos, informou que é a primeira reunião que com todos os segmentos responsáveis pelo turismo santareno. A principal ideia foi comungada e levantou o interesse de todos. Foi estabelecido o que já ocorre, por meio do Poder Público e vem agindo, também, na reestruturação em relação à questão de atracação portuária em Alter do Chão.

"Foi bem positiva e estamos no caminho certo e quanto mais presente o Poder Público estiver, com certeza faremos mais coisas acontecer juntos e com isso quem ganha é o turismo e o turista que visita Santarém", ressaltou.

Arthur Picanço Guimarães, administrador do Porto da Companhia Docas do Pará- CDP, relatou e parabenizou o secretário Alaércio Cardoso pela expertise em realizar uma reunião que é de suma importância para o segmento do turismo local. Segundo Picanço, ela é fundamental para integrar um trabalho que já vem sendo realizado através das gestões públicas.

“Depois da pandemia, estamos desenvolvendo um trabalho para reestabelecer essas operações. Agora é se pensar do ponto de vista operacional com as empresas que prestam serviços de receptivos e de que forma a CDP pode melhorar a vinda dos turistas do exterior para Santarém", argumentou.

Francisco Martins, supervisor de Operações de Segurança do Porto de Santarém, diz o quão importante é o projeto que está sendo elaborado pela Semtur, em trazer para Santarém e para toda a sociedade a conscientização que o município é uma cidade turística.

"Temos um potencial turístico muito grande, para que possam ser desenvolvidas ações, a fim de que os turistas sejam bem recepcionados na cidade, tendo uma contrapartida na criação de emprego e renda para o município de Santarém”, relatou.

Elias Silva, representante dos artesãos, afirmou que a reunião foi muito proveitosa, especialmente, para quem vive do turismo como ele, que fabrica artesanato há muitos anos.

"Foi um orgulho participar dessa reunião de onde foram retirados encaminhamentos como: a viabilidade no trânsito para embarque e desembarque de turistas em frente aos centros de artesanatos e o local para uma feira livre no desembarque dos navios. Hoje, só tinham pessoas que entendem de turismo dentro do nosso município. Estamos pleiteando um olhar mais sensato do Poder Público envolvendo os artesãos", destacou.

Para finalizar, o secretário de Turismo, Alaércio Magalhães Cardoso, reforçou que a reunião, envolvendo todos os que trabalham ou são envolvidos com o receptivo de navios de cruzeiro em Santarém, teve o objetivo de ouvir todas as sugestões para que se possa melhorar, ainda mais, o serviço de receptivo na CDP e em Alter do Chão.

"Santarém é o segundo município do Brasil que mais recebe navios transatlânticos internacionais e ainda temos mais 15 navios para receber e encerrar a temporada de 2023. Então, resolvemos chamar os envolvidos para afinar o discurso e as ações entre todos e para que se possa fazer um melhor receptivo”, ponderou o titular da Pasta de Turismo.