Boa esperança avalia sucesso de público no 20º Festival da Farinha de Tapioca, 61º aniversário e 8ª festa da integração gaúcha

Festividades atraíram mais de 20 mil pessoas

O Distrito de Boa Esperança ficou movimentado no último final de semana. Mais de 20 mil pessoas foram prestigiar o 20º Festival da Farinha de Tapioca, o 61º aniversário e a 8ª festa da integração gaúcha. Juntas, as festividades movimentaram a economia e o turismo local gerando renda aos moradores. A coordenação foi da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur).

Tradição no calendário regional, o evento destaca a cultura sulista que se fundiu com a paraense resgatando a história e costumes desses estados.

Na solenidade de abertura a Secretaria de Turismo juntamente com a Associação de Moradores do Distrito de Boa Esperança agraciaram 7 personalidades com um diploma de reconhecimento pelos relevantes serviço prestados ao distrito e à festa da Farinha de Tapioca.

A agraciada Janilda Vidal Praciano foi uma das primeiras presidentes da associação. Ela contou que atuou por dois mandatos e foi sob sua presidência que unificaram as festas. “Como o aniversário de Boa Esperança também é em agosto, nós juntamos as três festas. Me sinto reconhecida pelo trabalho que venho fazendo à frente da comunidade. Essas festas trazem oportunidade de renda e alavancam nossa produção”, destacou Janilda.

A Presidente da Associação de Moradores, Lucélia de Lima Silva, afirmou que o retorno das festas, após uma pausa de dois anos devido a pandemia da covid-19 foi uma alegria muito grande. “A nossa expectativa estava muito alta e foi superada. Recebemos um grande público nos três dias de festa. Nossa renda foi muito boa, vendemos nossas iguarias produzidas com a farinha de tapioca e já vamos nos preparar para o próximo ano”.

Para o gestor da pasta do Turismo, Alaércio Cardoso, o Festival da Tapioca é um dos maiores festivais do estado do Pará e era aguardado com ansiedade pelo grande público. “O festival contou com uma rica programação cultural e de culinária típica da região com derivados da tapioca e o nosso objetivo com a realização do festival foi fortalecer um projeto que a Secretaria de Turismo possui que é de criar uma rota turística em Santarém, envolvendo a gastronomia, o turismo e a cultura dessas comunidades. A Boa Esperança está dentro desse mapa. Vamos fortalecer e divulgar cada vez mais a riqueza que essas comunidades tem para mostrar”.

Distrito Boa Esperança

O Distrito de Boa Esperança foi fundado em 1961, e teve como primeiro morador o Sr. Raimundo Pereira da Silva e dona Maria Martins de Sousa, cuja propriedade foi batizada com o nome, que posteriormente seria o nome da comunidade, Boa Esperança. Em 1966, foi construída a primeira igreja Presbiteriana, e em 1968 a primeira escola, junto com um campo de futebol de posse do Esporte Cruzeiro. Em 1971, para maior povoação da comunidade, os espaços antes ociosos foram divididos em lotes, bem como a abertura de ramais interligando a comunidade ao centro. Neste mesmo ano também foi inaugurado o primeiro templo da Igreja Católica, que impulsionou a organização comunitária e a evangelização da mesma. O ano de 1978 foi marcado com a criação da primeira Associação Comunitária do Planalto com o objetivo de ajudar de ajudar na escoação da produção dos comunitários. Por volta da década de 80 foi criado o primeiro Conselho Comunitário da comunidade. E no ano de 1991 a então comunidade de Boa Esperança foi elevada à categoria Distrito.

Confira mais fotos do Festival