Festival da Piracaia em Tapará Miri abre 1ª edição do Projeto Comida Beira do Rio

Projeto busca evidenciar turismo de base comunitária durante a cheia dos rios

Evidenciar as comidas típicas da região de várzea de Santarém é o propósito do Projeto Comida Beira do Rio, que realizou a 1ª edição no domingo, 11, com o Festival da Piracaia na comunidade de Tapará Miri. O projeto é parte das propostas do atual governo para fomentar o turismo de base comunitária na baixa temporada quando ocorre, na região, o fenômeno das cheias dos rios. A iniciativa é da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur).

O Festival da Piracaia foi organizado pela Prefeitura em parceria com a Coordenação da Igreja Católica e a Associação de Moradores de Tapará Miri. Na ocasião também foi inaugurado o Centro de Eventos Comunitários.

O evento atraiu comunitários de outras regiões e também turistas, à exemplo de Claudia Lima natural de Minas Gerais. “O festival é excelente para divulgar o turismo da região e mostrar a cultura dos comunitários. Para mim está sendo muito bom, é a primeira vez que participo de um festival como esse que impulsiona o turismo regional”.

O vice-presidente da Associação de Moradores de Tapará-Miri, Juvenal de Sousa Miri, coordenou o Festival e  comentou sobre a importância da parceria entre as comunidades e a Prefeitura de Santarém. “Essa parceria é essencial para alavancar o potencial turístico que temos em nossa comunidade e mostrar nossa cultura para o mundo. Além de tudo, é uma excelente oportunidade renda que movimenta a economia local. Precisamos de mais projetos como este que valorizam nossas origens.”

O gestor da pasta do Turismo santareno, Alaércio Cardoso, salientou que o Comida Beira do Rio está inserido no planejamento da Semtur através das propostas de governo do Prefeito Nélio Aguiar para o turismo santareno. “O objetivo do projeto é a construção de um legado com as comunidades para que a partir daí eles possam executá-los sozinhos, além de ser um atrativo a mais para os turistas e visitantes”.

Mais sobre o Projeto Comida Beira do Rio

A região de várzea tem um enorme potencial turístico a ser explorado e para valorizar os costumes, tradições e cultura alimentar dessas comunidades criou-se o Projeto Comida Beira do Rio, uma iniciativa do Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo. O projeto visa valorizar, apoiar e promover os atrativos turísticos no período da baixa temporada, quando ocorre a cheia dos rios.

O Projeto é uma alternativa para combater a sazonalidade do turismo e possibilitar a participação maciça das comunidades com a valorização da cultura regional de cada lugar, haja vista que a gastronomia é um importante veículo para aumentar a oferta turística de um local.

A cada edição o Projeto terá um nome referente a gastronomia popular da comunidade.

Confira mais fotos do Festival da Piracaia