Prefeitura de Santarém participa de Sessão Especial em alusão ao Dia do Artesão
Autor: Ascom Semtur

Prefeitura de Santarém participa de Sessão Especial em alusão ao Dia do Artesão

Fernanda Rabelo
Fernanda Rabelo
Publicado em - Atualizado

A data é comemorada, anualmente, em 19 de março.

A Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), participou na tarde desta terça-feira (21), da Sessão Especial, na Câmara Municipal, em alusão ao Dia do Artesão do Brasil. Os artesãos comemoram sua data, no dia de São José (19/03), que também é padroeiro da categoria. A Bíblia usa a palavra “tekton” que quer dizer “aquele que trabalha com as mãos”, para descrever a atividade do pai de Jesus Cristo. 

A profissão é regulamentada pela Lei nº 13.180/2015 que contempla aproximadamente 10 milhões de brasileiros que com a produção do artesanato sustentam suas famílias. Segundo a lei, o artesão é o indivíduo que exerce uma atividade predominantemente manual, que pode contar com o uso de ferramentas e outros equipamentos, com produção feita de forma individual, coletiva, associada ou cooperada.

O secretário de Turismo, Alaércio Cardoso, que representou o prefeito Nélio Aguiar, parabenizou a Câmara Municipal pela iniciativa de promover a Sessão Especial, por ser um momento importante de reconhecimento do trabalho feito pelos profissionais.

Alaércio Cardoso, titular da Semtur, representou o prefeito Nélio Aguiar na Sessão Especial.

"Em todos os bairros e comunidades da cidade há relatos de pessoas que trabalham com artesanato. Temos um número em torno de 600 artesãos em Santarém e a Prefeitura, por meio da Semtur, valoriza esses profissionais, que trabalham com essa atividade no município".

A artesã Pauliane Rocha do Amaral externou a gratidão por ser homenageada. "A gente só tem a agradecer os espaços cedidos pela Prefeitura onde colocamos nossos produtos em exposição para comercialização. Agradecer a todos os grupos expositores e a Secretaria de Turismo que ajuda muito a classe a divulgar os produtos".

A secretária Executiva da Confederação Nacional dos Artesãos do Brasil (CNARTS), Georgete Silva Guimarães, agradeceu à Câmara pela sensibilidade em realizar a Sessão Especial.

"Hoje não foram somente 23 artesãos e grupos expositores que receberam a homenagem, mas toda a classe que trabalha com o artesanato. Estamos reconstruindo as lutas, as conquistas e nossa estrutura política que trabalha para a valorização da mão de obra do artesanato”. 

 

Homenageados

Jeferson Paiva de Sousa

Paulo Alberto Almeida de Oliveira

Rose Costa

José Maria Castro Teixeira

Elson Oliveira de Almeida

Georgete Silva Guimarães

Francisco Ferreira Rego

Benjamin da Silva Camargo

Daniel de Jesus Lopes

Elves de Sousa Costa

Adenilson Aelves de Sousa

Francimara Dias de Sousa

Edielson Pedroso Queiroz

Gertrudes Moraes dos Santos

Confederação Nacional dos Artesãos do Brasil- CNARTS

Feira de Artes e Artesanato de Santarém- FAARTS

Associação Artes e Cultura da Amazônia- ACCAS

Associação da Diversidade Artesanal de Santarém- ADAS

Associado dos Artesãos dos Trançados do Arapiuns- AARTA

Grupo Muiraquitã

Grupo Encontro das Águas

Grupo Alter do Chão

Grupo Cerâmica

Fale Conosco

Localização

Secretaria Municipal de Turismo

Endereço: Av. Curua-Una, 42 - Santa Clara
CEP: 68010-000