Prefeitura de Santarém participa da ativação do Centro de Inovação ACES Tapajós
Autor: Ascom Semtur

Prefeitura de Santarém participa da ativação do Centro de Inovação ACES Tapajós

O evento acontece nos dias 02 e 03 de março.

A Prefeitura de Santarém esteve presente, nesta quinta-feira (02), no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), na solenidade de implantação do Centro de Inovação ACES Tapajós, que será responsável por desenvolver iniciativas em relação à cultura da inovação.

A mesa de abertura contou com a participação do secretário municipal de Turismo, Alaércio Cardoso, que na ocasião representou o prefeito Nélio Aguiar, além do presidente da Diretoria e da Assembleia da ACES, Alexandre Chaves e Roberto Branco, o secretário Regional do Baixo Amazonas, José Maria Tapajós, o diretor Presidente da Fundação Guamá, Rodrigo Quites; a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação (Sectet), que no ato foi representada por Maria Trindade; a reitora da UFOPA, Aldenize Ruela Xavier, o diretor Científico da Fapespa, Deyvison Medrado e o gerente da Unidade de Inovação do Sebrae, Renato Coelho.

Alexandre Chaves, presidente da ACES, afirmou que o CIAT é um lugar que vai convergir com toda a inovação, não só tecnológica, mas de toda boa ideia que preceda a inovação:  empreendedorismo, projetos sociais,  projetos empresariais, novos produtos, novas fórmulas, novas formas de vida, tudo que se tratar de inovação.

"Não são só postos de trabalhos. É uma usina de talentos, com treinadores e capacitadores de investimentos, tendo como principal parceiro o Governo do Estado do Pará. O CIAT está de portas abertas para quem queira desenvolver uma boa ideia, também contém auditórios que estão todos à disposição da população. É um divisor de águas para Santarém com a concretização desse sonho, podendo gerar mais emprego e renda para o município", avalia Chaves.

Para Maria Trindade, representante da Sectet,  o CIAT vai contribuir em polos e regiões que contenham potencial em estar trazendo o desenvolvimento tecnológico e inovação.

"Esse é o intuito da participação da Secretaria. O CIAT é um espaço para juntar potencias com modelos de negócios inovadores e modelos, tanto de base tecnológica, quanto de base tradicionais com o intuito de tentar dirimir possíveis problemas e consolidar esses negócios de mercado com o desenvolvimento regional".

O titular da pasta de Turismo, Alaércio Cardoso, afirmou que a iniciativa da ACES traz grande motivação à população e que a Prefeitura tem dado todo apoio à obra, desde sua elaboração até hoje, durante a inauguração.

"Sentimo-nos honrados em participar desse evento marco para Santarém, colocando todo o governo em nome das secretarias à disposição do projeto de inovação, que é importante não só para Santarém mas para toda a região, eu fui designado a ser titular do Conselho Consultivo, a Prefeitura está investindo em inovação e tecnologia e o CIAT ajudará não somente os empresários, mas a população em geral", ratificou Alaércio.