Santarém (PA) e Cuiabá (MT) discutem parceria para fomentar a cadeia do turismo
Autor: Ascom Semtur

Santarém (PA) e Cuiabá (MT) discutem parceria para fomentar a cadeia do turismo

Projetos voltados para o setor foram um dos pontos tratados em agenda institucional.

Em Cuiabá, capital do Mato Grosso, o secretário de Turismo de Santarém, Alaércio Cardoso, acompanhado do empresário Keisson Abreu e do diretor técnico do Sebrae, André Luiz Schelini, visitou a Secretaria de Turismo de Cuiabá e a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Mato Grosso (FACMAT) para discutir uma parceria voltada ao turismo entre os dois municípios.

Para o presidente da FACMAT, Jonas Alves de Souza, com a visita do secretário Alaércio Cardoso, surge a possibilidade de integração entre os dois estados. Jonas Alves colocou as associações comerciais à disposição do gestor, focando no turismo mato-grossense e santareno.

O presidente da FACMAT destacou, ainda, a importância da BR 163 para o fomento do turismo, pois muitos turistas chegam em Santarém através da rodovia.

"A BR 163 tem bastante importância para o Mato Grosso, uma vez que a produção do estado é escoada pela estrada em direção ao Pará e a tendência é de crescimento nos próximos anos com o projeto de construção da Ferrogrão, que sairá de Sinop [MT] até o porto de Miritituba [PA], sendo um avanço, além de contribuir ainda mais na integração turística entre os estados. Pretendemos trabalhar ainda na exploração do turismo local e estadual levando ao Mato Grosso as belezas santarenas", ressaltou.

O secretário Alaércio Cardoso reforçou o objetivo de sua agenda com a secretária de Turismo de Cuiabá, Nilza da Silva Taques. Para Alaércio, existe uma meta clara de estreitar as relações entre os polos santareno e mato-grossense, que representam muito bem o turismo em seus respectivos estados, ligados por uma importante rodovia de integração produtiva e turística.

“Há um interesse muito grande em estabelecer laços comerciais com esse estado. O meu objetivo, enquanto gestor da pasta do turismo municipal, é que o estado do Mato Grosso seja o segundo maior fomentador do turismo a vir para Santarém”.

Alaércio, também, mostrou a importância do encontro com o representante do setor produtivo de Mato Grosso. O secretário informou que o presidente da FACMAT colocou-se à disposição de Santarém para a implantação do Projeto Santarém 360, que consiste em reuniões de network saindo de Santarém e parando em dois municípios do Pará: Itaituba e Novo Progresso e três municípios no Mato Grosso: Sinop, Sorriso e Cuiabá.

“O objetivo desse projeto é fazer uma integração entre os dois estados e conhecer os produtos típicos, oferecendo nossos serviços turísticos”, finalizou.