Prefeitura e Colônia de Pescadores Z-20 anunciam programação da festividade de São Pedro
Autor: Arquivo - Agência Santarém

O evento faz parte do calendário turístico do município e da agenda oficial dos 362 anos de Santarém.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), em parceria com a Colônia de Pescadores Z-20, anunciou nesta terça-feira (27) a programação oficial das festividades de São Pedro. A tradicional procissão fluvial será realizada na tarde do dia 29 de junho e segue o formato do ano de 2022. A imagem do santo percorrerá as ruas de Santarém antes de ser colocada no ferry boat para a romaria fluvial. A procissão enquadra-se no turismo religioso que tem como motivação a fé e está inserida no calendário de acontecimentos religiosos das localidades receptoras de fluxos turísticos.

Edinaldo Rocha, diretor de patrimônio da Z-20, fez um convite a toda população, em especial a classe dos pescadores e pescadoras, para comemorar e participar desse momento de fé e agradecimentos por mais um ano.

"É tradição de todos os anos, que no dia 29 de junho tenha a tradicional procissão de São Pedro, mas a programação começa às 08 horas com a assembleia geral na sede do Sirsan, onde iremos discutir melhorias e fazer a prestação de contas da classe dos pescadores, com a participação de todos os núcleos de bases e diretoria. Convidamos a todos para participarem dessa programação".

Alaércio Cardoso, secretário municipal de Turismo, explica que a festividade de São Pedro faz parte do calendário oficial turístico do município de Santarém, trazendo consigo toda a tradicionalidade do turismo religioso e elevando a fé como base para tudo.

"Estamos trabalhando desde o planejamento dessas ações, elas fazem parte do nosso calendário oficial num projeto muito bonito que envolve todos os pescadores e pescadoras do município de Santarém", informa o secretário.

Tradicionalmente, a festividade é realizada pela Colônia de Pescadores Z-20, em parceria com a Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Turismo e é uma das manifestações mais importantes da região, onde o religioso, o cultural e o social se fundem em um momento único. Todos estão convidados para a 83ª procissão fluvial.