Prefeitura de Santarém discute bioeconomia
Autor: Ascom Semtur

Prefeitura de Santarém discute bioeconomia

A reunião aconteceu na manhã desta terça-feira (02), no CIAM.

Nesta terça-feira, 02, no Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (CIAM), houve a realização de uma reunião para tratar sobre o tema bioeconomia na Amazônia, com a participação da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria de Turismo (Semtur), com o apoio do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

Na ocasião, foi apresentada a diretora dos Programas de Amazônia e Fogo na Conservation X Labs- think thank americano, Marion Adeney, que une tecnologia e inovação na busca de soluções no combate às mudanças climáticas. Com o incrível potencial da bioeconomia amazônica, a ideia da reunião é apresentar os principais casos de sucesso na região para compor futuras parcerias.

"Ficamos muito impressionadas com a experiência de cada um do grupo de trabalho e do potencial que tem em Santarém nesse trabalho de bioeconomia, pensando nos saberes tradicionais existentes nas comunidades e na riqueza dessa cultura para transformar esse desenvolvimento na Amazônia, acreditamos que essa região poderá ser o modelo para o mundo", contou Marion.

Para a coordenadora Regional do Baixo Amazonas do IPAM, Alcilene Cardoso, foi importante entrar em contato com a Semtur para a tratativa de uma reunião entre o poder público e com alguns pesquisadores internacionais para discutir a bioeconomia que todos almejam.

"Essa é uma iniciativa que une pesquisa, extensão e turismo de base comunitária como um grande vetor no desenvolvimento da bioeconomia local. Foi uma reunião proveitosa onde as pesquisadoras visitaram comunidades tradicionais, que trabalham com artesanato, com a bioeconomia de forma geral, com manejo na região, onde ficou alinhado a criação de um grupo de pesquisa muito mais para a construção de um projeto de longo prazo de 10 anos. O  município irá capitanear para o mês de setembro uma agenda de construção de atuação conjunta. Relata ainda o papel do IPAM em trazer investidores para conhecer a riqueza do território e principalmente a gestão", falou Alcilene.

Para finalizar, o secretário de Turismo, Alaércio Cardoso, disse que essa reunião é fruto de um entendimento, juntamente, com instituições internacionais onde o IPAM e a Embrapa têm ajudado nessas tratativas e também algumas universidades.

A pauta tem como objetivo a bioeconomia, onde a Secretaria tem em seu planejamento em pautas relacionadas à temática. "Discutimos com essa instituição global que tem um trabalho em nível de Amazônia no Brasil. Queremos que essas instituições possam fomentar projetos oriundos da bioeconomia, aqui em Santarém, e que eles possam dar esse apoio tanto governamental quanto nas comunidades. Estivemos acompanhando-os na comunidade de Coroca e na Flona, em Belterra, onde eles puderam ver a realidade daquelas comunidades e que possam nos ajudar no desenvolvimento bioeconômico das mesmas", finalizou.