Prefeitura de Santarém celebra o Dia do Artesão
Autor: Ronaldo Ferreira - CCOM

Prefeitura de Santarém celebra o Dia do Artesão

Café da manhã e certificação marcaram a data.

Arte é fazer melhor com as próprias mãos seja com sementes, palhas, madeira, cuias entre outras matérias-primas, devemos respeitar e apludir o trabalho desses profissionais que enfrentam sol e chuva para nos presentear com peças únicas. Por isso, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), em parceria com os artesãos do Terminal Fluvial Turístico de Santarém (TFT), comemorou o dia dedicado a eles, com café da manhça e entrega de certificados de honra ao mérito a quatro profissionais, pelos relevantes serviços prestados ao município.

A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu este dia como o Dia do Artesão, mesmo antes da atividade ser reconhecida como profissão formal no Brasil. A data escolhida foi o dia 19 de março, em que se comemora o Dia do Artesão em homenagem à São José, o santo cristão que era carpinteiro e pai de Jesus, que herdou o seu ofício. Mas foi através da Lei 13.180/2015 que a profissão foi regulamentada no Brasil.

Santarém possui cerca de 600 artesãos cadastrados em um programa nacional que ajuda a trazer incentivos à classe. O município possui dois espaços fixos que funcionam como expositores: o Terminal Fluvial Turístico de Santarém, que contempla 10 grupos alternados para exposição e o Centro de Artesanato do Tapajós Cristo Rei, que possui 12 quiosques de exposições permanentes - 1 para plantas e mais 3 quiosques de exposições rotativas. A Prefeitura, em diversas parcerias público-privadas, realiza feiras nas praças da cidade para potencializar os serviços feitos à mão por esses profissionais.

O secretário de Turismo, Alaércio Cardoso, afirma que o município trabalha cada vez mais para a valorização da categoria.

"Trabalhamos com a valorização da classe e desempenhamos um papel importante na divulgação do artesanato local e regional, a Prefeitura, com seus centros, é uma janela para o mundo, onde viramos rotas de navios internacionais, fora as feiras itinerantes em praças públicas. Vocês contam a história do nosso município através das mãos", destacou.

O presidente da Associação de Artesãos do Oeste do Pará, Fernando Alves da Silva, comenta que sem artesanato não há cultura local.

"É graças aos trabalhos feitos manualmente que a história do local é contada. Vivemos numa região rica e o que precisamos é de união para alavancar ainda mais o artesanato local e regional. Não há um turista que desembarque em Santarém que não leve um artesanato, seja qual for o material que é feito. Eles ficam encantados com o trabalho manual, com as cores e formas que damos aos mais diversos elementos da natureza e isso nos enobrece muito por sermos tão reconhecidos e procurados".