Prefeitura participa da cerimônia do dolmá no curso de Tecnologia em Gastronomia que vai fomentar o turismo na região
Autor: Ascom Semtur

A cerimônia aconteceu na tarde da última sexta-feira (4), no auditório da UEPA.

A Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Turismo- Semtur, teve a honra de participar da cerimônia do dolmá do curso de tecnologia em gastronomia, ofertado pelo Programa Forma Pará em parceria com Universidade Estadual do Pará- UEPA. A Prefeitura teve muito empenho em trabalhar no termo de cooperação técnica entre a SECTET e o município para a implantação do curso em Santarém e hoje dando os seus primeiros frutos, com a cerimônia de 36 alunos que receberam seu dolmá.

A coordenadora do curso, Professora Doutora Bruna Almeida da Silva, começou seu discurso cumprimentando a todos  e falando da sua satisfação em poder participar desse evento tão importante para a Universidade e para os alunos do curso de graduação em gastronomia. Atualmente a UEPA faz parte de um dos mais importantes projetos do Governo do Estado em parceria com a SECTET que é o programa Forma Pará do qual os nossos alunos do curso de gastronomia fazem parte.

“E mesmo com todos os desafios eu me sinto honrada em coordenar o curso de gastronomia que é ofertado pela UEPA a primeira Universidade pública do Norte do país e sem dúvidas é um dos mais importantes cursos ofertados, que irá contribuir de forma acertiva no desenvolvimento social, turístico e econômico de Santarém e do Estado do Pará através da valorização e fortalecimento da gastronomia amazônica”, falou a coordenadora.

O aluno Celson Lima contou que a graduação vai contribuir muito com o conhecimento específico e que sua provocação foi contribuir para o tecido econômico que lida com alimentos, existem muitas pessoa que necessitam desse conhecimento que estamos tendo na graduação.

“Eu me sinto muito feliz, eu estou fazendo esse curso por paixão e já provoquei a coordenação do curso para prestar cursos e mini cursos de extensão voltados para a área gastronômica que vai nos ajudar no mercado de trabalho”, contou.

O coordenador do curso Forma Pará, Daniel Sidônio disse que o Programa é executado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia e Educação Superior e Tecnológica- SECTET e visa levar educação superior aos municípios paraenses, essas demandas partem dos municípios de acordo com suas vocações e necessidades. Em Santarém essa demanda foi provocada através da Prefeitura de Santarém via ofício e a SECTET fez uma visita técnica para verificar a viabilidade da implantação do curso no município. Cada curso tem sua importância e o de gastronomia é o desenvolvimento local e regional e a oportunidade de cursar um curso superior em seu próprio município.

“A SECTET junto com a Universidade aceitou o desafio de implantar o curso em Santarém para fomentar  a economia local. O potencial turístico e gastronômico só leva Santarém a crescer cada vez mais”, disse Daniel Sidônio.

Finalizando o Secretário Municipal de Turismo, Alaércio Cardoso, relatou que é muito gratificante poder representar a Prefeitura de Santarém nesse projeto pioneiro no município, especialmente por ser o atendimento de uma demanda antiga do município, foi um pedido da Prefeitura que acredita no turismo gastronômico.

“O curso é uma realidade, e temos uma grata satisfação em dizer que o curso abriu um leque de possibilidades para a realização de mais cursos nessa parceria com a SECTET, só pra Santarém são esperados mais 12 cursos voltados para o turismo e para a gastronomia”, finalizou.