Prefeito Nélio entrega placa de boas-vindas ao navio cruzeiro MSC Poesia

Prefeito Nélio entrega placa de boas-vindas ao navio cruzeiro MSC Poesia

Alailson Muniz

Temporada de cruzeiros fortalece o turismo e movimenta a economia local

O prefeito Nélio Aguiar participou neste sábado, 16, da cerimônia de Troca de Placas no navio cruzeiro MSC Poesia, do MSC Group, e que está ancorado em Alter do Chão. A embarcação é a maior da atual temporada de cruzeiros no município e trouxe turistas de várias nacionalidades para a Pérola do Tapajós.

O gestor municipal estava acompanhado pela primeira dama e secretária de Assistência Social, Celsa Brito, e dos secretários Alaércio Cardoso (Turismo), Emir Aguiar (Governo), Adson Wender (Cultura) e Alailson Muniz (coordenador de Comunicação). Também integrou a comitiva o Capitão de Fragatas Oziel de Aguiar, comandante da Capitana dos Portos de Santarém,  e de autoridades e representantes dos setores de portos e turismo.

O comandante da embarcação, Roberto Leotta, e o representante do Grupo MSC, Marco Cardoso, receberam o prefeito e a comitiva. A cerimônia de troca de placas é tradicional na indústria de cruzeiros internacionais. É um evento simbólico no qual representantes da cidade e da tripulação do navio se reúnem para trocar placas como um gesto de amizade e boas-vindas. Esse ato geralmente ocorre durante a primeira visita do navio à cidade.

“Essa troca de placas é uma maneira de celebrar a parceria entre a cidade e a empresa de cruzeiros, além de marcar a importância do turismo de cruzeiros para a economia local. Também serve como um gesto de gratidão pela hospitalidade da cidade em receber os passageiros e tripulantes do navio”, explicou o comandante.

Após a cerimônia, a comitiva desfrutou de um almoço oferecido pela tripulação e realizou um tour pela embarcação.

"A troca de placas é um momento especial que reforça os laços entre Santarém e a indústria de cruzeiros internacionais. Estamos comprometidos em proporcionar uma experiência memorável aos visitantes, enquanto promovemos o desenvolvimento sustentável do turismo em nossa região," disse Alaércio Cardoso.

Em 2023, Santarém recebeu mais de 261 mil turistas, que injetaram R$ 187,5 milhões em nossa economia. O município está entre os 15 destinos turísticos mais desejados e mais conhecidos pelos brasileiros para o ano de 2024.

"A presença do MSC Poesia em Alter do Chão é mais do que uma visita, é um símbolo do potencial econômico do turismo de cruzeiros para Santarém. Iremos receber mais de 33 mil turistas, provenientes desses cruzeiros, nesta temporada. São mais de R$ 22 milhões injetados em nossa economia. Já recebemos 42% dos turistas que visitam o Pará. O santareno é acolhedor e sabe receber. Temos atrativos poderosos e fascinantes para continuar crescendo”, destacou o prefeito Nélio Aguiar.