Santarém 362 anos: fé e devoção marcam a 87ª procissão de São Pedro

Santarém 362 anos: fé e devoção marcam a 87ª procissão de São Pedro

A procissão faz parte do calendário turístico do município.

A Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), e a Colônia de Pescadores Z-20 realizaram a tradicional procissão fluvial e terrestre de São Pedro, padroeiro dos pescadores. Cerca de 45 embarcações seguiram em cortejo atrás do ferry boat Camila que levava a imagem do Santo, momento único de agradecimentos pelo ano trabalhado e pela vida de cada pescador e suas famílias.

O turismo religioso é um segmento de mercado do turismo que difere dos demais porque tem como motivação fundamental a fé das pessoas. Raimundo Amarildo Sousa, diretor de Relações Públicas da Z-20, fala sobre a importância da procissão para os pescadores e associados da entidade.

"A procissão representa nossa história, a história contada dos pescadores através da sua fé e só quem está dentro sabe da real importância desse momento para cada pescador e nós fazemos valer todos os anos, homenageando nosso padroeiro".

Maria Cleonice Batista, agricultora e fiel a São Pedro, já acompanha a procissão há alguns anos, mostrando seu papel na fé ao padroeiro dos pescadores.

"É muito importante a procissão, principalmente, para nós católicos e devotos de São Pedro, muita gente acaba esquecendo a importância da religião nas nossas vidas e essa procissão é um momento de renovar a nossa fé".

Para Alaércio Cardoso, secretário Municipal de  Turismo, a procissão contribui para trazer muitos turistas e visitantes para participar dessa grande festa, gerando renda para o município.

"Santarém tem uma programação muito vasta dentro desse ramo do turismo e a procissão de São Pedro faz parte do calendário turístico do município, fica aqui o nosso agradecimento à  Colônia de Pescadores Z-20 e ao prefeito Nélio Aguiar por mais essa ação em prol do município de Santarém", finalizou.