Santarém apresenta potencialidades a investidores chineses e reforça seu potencial logístico

Na manhã desta quinta-feira, 26 de outubro, o prefeito Nélio Aguiar realizou uma apresentação estratégica perante um seleto grupo de investidores, empresários e autoridades chinesas na cidade de Zhuhai, Província de Guangdong. O encontro teve como objetivo principal destacar as vastas potencialidades do município de Santarém em áreas como agricultura, pecuária, avicultura, universidades, comércio, indústria, infraestrutura e serviços, com o intuito de atrair investimentos e fortalecer laços para impulsionar o desenvolvimento econômico, gerar emprego e renda, bem como fortalecer as cadeias produtivas e promover a pesquisa acadêmica.

A viagem do prefeito Nélio Aguiar à China ocorreu a convite da Zhuhai Sino-lac Supply Chain, uma renomada empresa chinesa especializada em processamentos e armazenamentos aduaneiros transnacionais entre a China e a América Latina. A empresa está empenhada na construção de um hub logístico no Porto Gaolan, em Zhuhai, com o objetivo de facilitar o recebimento de mercadorias brasileiras, abrindo novas oportunidades comerciais e estreitando os laços comerciais bilaterais.

Durante sua apresentação, o prefeito destacou a importância da viagem não apenas para a cidade de Santarém, mas para todo o Oeste do Pará. Ele enfatizou a necessidade de atrair investimentos que possam potencializar o crescimento econômico local e enfatizou os benefícios que essa parceria pode trazer para a população, as universidades e o setor produtivo.

"Esta viagem representa uma oportunidade sem precedentes para nossa cidade. Estamos apresentando Santarém como um polo de oportunidades para investimentos em diversas áreas, criando sinergias entre a China e nossa região. Queremos fortalecer nossas relações com a comunidade chinesa, atrair investimentos que gerem empregos, incentivem o crescimento das nossas universidades e modernizem a nossa infraestrutura. Santarém tem muito a oferecer, e esta viagem é o primeiro passo para alcançarmos um futuro próspero juntos."

É importante ressaltar que todas as despesas relacionadas à viagem do prefeito Nélio Aguiar foram integralmente custeadas pela Zhuhai Sino-lac Supply Chain, como parte do compromisso da empresa em estreitar as relações comerciais entre a China e o Brasil.

O encontro em Zhuhai marcou um passo significativo na busca de oportunidades que visam o desenvolvimento econômico de Santarém, além de fortalecer os laços entre as duas nações. A Prefeitura de Santarém está confiante de que essa iniciativa resultará em benefícios concretos para a cidade e sua população, promovendo uma maior prosperidade e um futuro promissor para todos os envolvidos.

Santarém continua aberta a parcerias e investimentos que impulsionem seu crescimento e se mantém firme em seu compromisso de promover a inovação, a sustentabilidade e a qualidade de vida para todos os seus cidadãos.

“Apresentei a líderes empresariais e do Governo Chinês um vídeo sobre Santarém, uma terra repleta de oportunidades. Nele, destacam-se nosso potencial para investimentos e parcerias promissoras”, disse o prefeito.

Adicionalmente, o prefeito Nélio Aguiar compartilhou informações cruciais com os representantes chineses, destacando o excepcional desempenho econômico de Santarém. Com um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 5,1 bilhões, Santarém se posiciona como a 8ª maior economia do estado do Pará. O município alcançou um notável marco em 2022, registrando a criação de 27.316 empresas, consolidando-se como a terceira cidade do Pará com o maior número de novos empreendimentos.

Além disso, Santarém obteve reconhecimento em âmbito nacional como um local propício para empreendimentos, sendo classificada como a segunda melhor cidade para empreender no Pará e figurando na 40ª posição em todo o Brasil no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2023. As razões para este destaque incluem a posição de liderança na produção de castanha-do-Pará no estado, a terceira colocação na produção de soja, milho e extração de madeira, bem como seu potencial em setores como a produção de mandioca, pesca, indústria de transformação, construção civil e logística. Na área agrícola, Santarém forma, junto com os municípios de Mojui dos Campos e Belterra, a região metropolitana de Santarém, consolidando sua influência no cenário econômico regional.

Essas informações adicionais realçam ainda mais o vigor econômico e as oportunidades que Santarém oferece para investidores e empresários, consolidando sua posição como um destino atraente para o crescimento e desenvolvimento de negócios.