Projeto: Quintal, florestal sustentável

Alailson Muniz

.

A  partir do Programa Arborizar Santarém tivemos  a  iniciativa de trabalhar no corredor logístico e turístico da região do eixo forte que integra com a vila de Alter do Chão, caracterizada por uma série de comunidades que tinham a prática de executar queimadas para seus roçados prejudicando o meio ambiente e a qualidade de vida da população. Em virtude desta situação, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente juntamente com a UFOPA e parceiros (SEMDEC, EMATER, EMBRAPA) efetuaram o mapeamento da rota do Eixo Forte e através do levantamento foi descoberto que algumas comunidades possuíam conhecimento ancestral na utilização de plantas medicinais através da fitoterapia com uso de Chás e outros produtos sem nenhum conhecimento científico, diante do fato foi criado o projeto Quintal Florestal Sustentável,  onde integra o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do SUS , Produção de Amenities  com o Programa Arborizar Santarém, que tem como objetivo  implantar hortos de plantas medicinais e aromáticas como unidades produtivas e micropopagadas para as comunidades da região do Eixo Forte.

O Programa Arborizar Santarém, pretende resgatar o ambiente agradável, com conforto térmico desejável, oferta de áreas sombreadas, melhoria da qualidade do ar, saúde mental da população, notável embelezamento, em harmonia com o mobiliário urbano moderno. Para tal, houve empenho para que se criasse um marco regulatório das atividades de arborização urbana no âmbito municipal, culminando com a criação de um Grupo de Trabalho constituído por entes da gestão municipal, sociedade civil organizada, empresas, entidades e instituições públicas. O resultado do trabalho do Grupo Técnico foi a elaboração de uma minuta de lei construída após várias reuniões. A Lei Municipal da Arborização Urbana foi enfim promulgada em dezembro de 2022 pela atual gestão. O Manual de Arborização, com todas as informações necessárias à efetivação do Programa Arborizar e demais ações afins foi lançado em março de 2023.