Após dois anos, católicos voltam às ruas para celebrar o Círio de Nossa Senhora da Conceição

Samuel Alvarenga

Edição número 104 reuniu cerca de 200 mil pessoas

Foram dois anos longe das ruas, por conta da pandemia da covid-19. Neste domingo (27), foi o dia do grande reencontro do povo católico de Santarém com sua padroeira, na edição número 104 do Círio de Nossa Senhora da Conceição. Amor, devoção, sacrifício e, acima de tudo, fé, não faltaram numa procissão especial, que reuniu cerca de 200 mil pessoas, conforme estimativa dos órgãos de segurança pública. A grandiosidade do evento, que é patrimônio cultural e movimenta a economia e o turismo local, contou com ações pontuais da Prefeitura de Santarém nas áreas de mobilidade e trânsito, serviços urbanos e saúde.

A tradicional missa de envio, celebrada por Dom Esmeraldo Barreto, na Praça Barão de Santarém, marcou o início do traslado. Lá centenas de fieis já aguardavam o início do Círio, entre eles, os "cordeiros", que chegam cedo, ainda à noite, para reservar seu lugar, e tomar uma parte junto à corda, um dos principais símbolos da fé deste povo.

Durante o trajeto, pés descalços, oração, emoção e o agradecimento por uma graça. São sentimentos inexplicáveis: as lágrimas poderiam exprimir a saudade pela perda de um ente querido ou alegria pela recuperação da saúde, o alento por um novo emprego ou pela conquista de uma casa e nova perspectiva de vida. Só quem vive o Círio pode viver tudo isso.

Organização

Para garantir o bom andamento da procissão, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT), organizou o trânsito, delimitando as áreas, isolando-as para o estacionamento de carros. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) dispôs o efetivo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para atender os fiéis. Segundo a Semsa, nenhuma intercorrência grave foi registrada.

Esses dois anos sem procissões presenciais serviram para fortalecer a fé de cada habitante de Santarém. Para o prefeito Nélio Aguiar, Círio é tempo de renovação, mas, também, um encontro vivo com a fé e com a padroeira que intercede por Santarém. E por sua grandiosidade, o Círio merece atenção especial em ações pontuais .

"Estamos vivendo um novo momento neste Círio 2022, retomando seu formato tradicional em romaria. Vitória que só foi possível graças a Deus e à proteção de nossa senhora, que nos ajudaram a trazer a vacina para proteger nossa população e salvar milhares de vidas. Nosso trabalho e a nossa fé, com as bênçãos de Deus e a de Maria, vão concretizar os sonhos dos santarenos e desenvolver ainda mais a nossa Pérola do Tapajós. Que Nossa Senhora da Conceição  nos ensine a caminhar em comunhão com a igreja, com os mais necessitados com as mulheres e homens de bem  e que nossa cidade possa continuar caminhando para novos sonhos e novas esperanças. A grandiosidade do círio contou com o apoio da prefeitura por meio de ações integradas por várias secretárias, que foram desde a saúde, por meio do Samu, à organização do transito, por meio da SMT”, disse o prefeito Nélio Aguiar.

Os agentes de limpeza da Secretaria Muncipal de Serviços Urbanos (Semurb) realizaram a limpeza do trajeto da procissão na mesma hora em que a procissão caminhava, sendo que no seu termino o percurso já estava quase todo limpo.

"Sabemos da grandeza do Círio e que tem a participação de milhates de pessoas. Então, montamos uma operação de limpeza para retirar os descartavéis que os romeiros deixam pelo caminho. A orientação é que joguem na rua mesmo que nossas equipes fazem o recolhimento logo após o fim da procissão. Maior parte desse material é reaproveitada pelas cooperativas, pois são recicláveis", explica Jean Murilo, titular da Semurb.