Prefeitura, Botos, Rito Tradicional e Conselho iniciam planejamento do Çairé 2023

GAMA SG

Este ano, o festival completa 50 anos desde a sua retomada em 1973

Nesta segunda-feira (13), a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), promoveu reunião com lideranças das intituições e agremiações da vila balneária de Alter do Chão para iniciar o planejamento do Çairé 2023. O evento acontece no perpiodo de 14 a 18 de setembro. Participaram da reunião representantes do Rito Tradicional, dos Botos Cor de Rosa e Tucuxi, e do Conselho Comunitário, além do agente distrital e da Coordenadoria de Comunicação.

A edição deste ano é especial, pois a Festa completa 50 anos desde a sua retomada em 1973.

Durante a reunião, ficou decidido que permanece o modelo do Festival do ano passado no qual permanece uma apresentação de boto por noite. Este ano, o Boto Tucuxi se apresentará na sexta-feira e o Boto Cor de Rosa no sábado, e também haverá o retorno do item "galera", que avalia a organização e animação das torcidas.

Na reunião, foram feitas as avaliações do rito tradicional e do festival dos botos, pontos como infraestrutura, som, comunicação e segurança foram avaliados na ocasião. Essa foi a primeira reunião relacionada ao Çairé 2023, a próxima reunião para tratar especificamente, sobre o festival dos botos, está prevista para acontecer na primeira quinzena de abril.

Osmar Vieira, juiz do rito tradicional do Çairé, comentou sobre a importância da reunião e destacou os 50 anos desde a retomada da festa.

"É muito importante alinharmos desde agora as nossas estratégias para um Çairé cada vez melhor, analisar os pontos negativos que tivemos e trabalhar esses pontos para fazer um Çairé ainda melhor e histórico, ainda mais esse ano que a festa completa 50 anos da sua retomada. Como sabemos, o Çairé parou por trinta anos, retornando em 1973 e esse ano de 2023 completa 50 anos de história, de tradição e vivências que o povo de Alter do Chão faz de seus antepassados".

Heloneida de Vasconcelos, vice-presidente do Boto Cor de Rosa, destacou a importância da reunião.

"Tivemos uma reunião muito proveitosa tanto para o Cor de Rosa como para a agremiação contrária. Buscamos fazer uma avaliação dos pontos mais importantes do festival em 2022 e focamos na em algumas questões de 2023 também”.

Miguel Augusto, presidente do Boto Cor de Rosa, falou sobre a sua expectativa para o festival em 2023.

"Estou satisfeito, porque estamos alavancando e minhas expectativas para 2023, como presidente do Boto Cor de Rosa, é de oferecer o melhor. Nossa comissão de arte já está toda formada, e, juntamente, com a Prefeitura, nós precisamos estar na mesma caminhada, os dois botos juntos, para que possamos planejar com antecedência os orçamentos e as compras para que esse ano seja um ano diferenciado”.

Antonio Walter, presidente do Boto Tucuxi, destacou a importância do planejamento antecipado para apresentação do festival.

"A expectativa é de planejamento, por isso, a reunião foi bem antecipada. Em abril, teremos outras rodadas de reuniões para tratar sobre a apresentação dos botos. Essa antecipação das rodadas de conversa é importante para que possamos ter um planejamento mais alinhados e poder atender a todos da melhor forma”.

O secretário de Cultura, Luis Alberto Figueira "Pixica", informou que a Prefeitura de Santarém está planejando uma grande festa, juntamente com as agremiações, a comunidade de Alter do Chão e demais parceiros envolvidos.

"O Çairé 2023 está sendo planejado para ser uma das maiores edições já realizadas, por conta desse marco significativo: os 50 anos de retomada, desde 1973. Estaremos promovendo novas rodadas de reuniões para definirmos todo o cronograma, para que em seguida possamos divulgar à sociedade", reforçou o secretário.

O prefeito Nélio Aguiar enaltece o envolvimento da comunidade e a participação de centenas de turistas, que procuram Alter do Chão. "O Çairé é o maior expoente da nossa cultura, a maior manifestação cultural do interior da Amazônia. Por ser nosso maior atrativo turístico, merece toda a atenção da Prefeitura. Vamos ajudar a promover um dos melhores festivais. É um evento que está dentro do calendário oficial do município e traz enorme retorno financeiro à nossa cidade, injetados na nossa economia", destaca Nélio.

Durante a reunião, também, estiveram presentes, Claiton Waughon, coordenador do Sairé, Carlos Santos, da Agência Distrital de Alter do Chão; Dione Sousa, tesoureiro do Boto Cor de Rosa, Antonio Sousa, da Administração de Alter do Chão, Maria Lídia, chefe da Divisão de Planejamento da SEMC, e Alailson Muniz, coordenador de Comunicação da Prefeitura de Santarém.