Alter do Chão vai completar 264 anos. Confira a programação de aniversário

Alter do Chão vai completar 264 anos. Confira a programação de aniversário

Alanda Matos

Ocorrerão atividades de cultura, saúde, lazer, educação e cidadania

Cenário de uma das praias mais bonitas do mundo, o Distrito de Alter do Chão, em Santarém (PA), vai completar 264 anos no domingo (6). Em celebração a data, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e o Conselho Comunitário do Distrito, estão realizando atividades de cultura, saúde, lazer, educação e cidadania com a atuação integrada de diversas secretarias e a comunidade. A programação iniciou hoje, 2, e encerra no dia 6 de março.

Na manhã desta quarta-feira, 2, ocorreu o Projeto Vila Limpa com intensificação dos serviços de limpeza, coleta de lixo, poda de árvores, retirada de entulho, roçagem, pintura de meio fio, manutenção de iluminação pública, manutenção de esgotamento, recuperação de calçadas e varrição. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb). Ainda nesta quarta-feira, às 20h, ocorrerá uma apresentação da Filarmônica Municipal no Barracão Comunitário.

Amanhã, 3, equipes da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) em parceria com a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) irão revitalizar a Praça do Çairé com a poda de árvores e plantio de mudas. A ação ambiental inicia às 8h.

Também, às 8h, inicia uma ação integrada das Secretarias Municipais de Saúde (Semsa) e Assistência Social (Semtras) no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Alter do Chão. Haverá palestra, ação do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), emissão de carteira e trânsito livre para idosos e vacinação contra covid-19. À noite, às 20h, ocorrerá uma celebração religiosa.

Na sexta-feira, 4, às 8h, será realizado uma atividade para informar interessados sobre regularização fundiária, à frente a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab). Às 20h, na Praça 7 de Setembro, um show musical vai agitar a vila com música regional.

No sábado, 5, a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) vai promover atividades físicas. Às 8h, competições náuticas com os catraieiros; às 16h torneio de futebol; às 20h transmissão dos altos dos botos no barracão comunitário.

E no domingo, 6, dia do aniversário, haverá um café da manhã no barracão comunitário para encerrar a programação.

O secretário de Cultura, Luis Pixica, que também é o agente distrital da Vila, disse que a comunidade vai celebrar a cultura e a riqueza natural da vila. "Alter do Chão é sinônimo de beleza e de riqueza cultural. Nossa programação em parceria com o Conselho Comunitário  vai celebrar esse aniversário de 264 anos", disse Pixica.

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, comentou sobre a importância de Alter do Chão para a cultura e para o turismo de Santarém. “Alter do Chão é um importante palco de manifestações culturais e rota turística do mundo todo. São mais de dois séculos enriquecendo a Amazônia e merece cuidado, respeito e todo nosso carinho.”