Ritual da derrubada dos mastros, dança e bênçãos encerram o Çairé 2024

Ritual da derrubada dos mastros, dança e bênçãos encerram o Çairé 2024

As mulheres conseguiram vencer a disputa e derrubaram primeiro os mastros

O Ritual da Derrubada dos Mastros na manhã desta segunda-feira, 23, marcou o encerramento do Çairé 2024 em Alter do Chão, distrito de Santarém. Às 17h, no Lago dos Botos, acontece a apuração do Festival dos Botos.

Às 8h, houve a folia e as bênçãos aos visitantes e turistas presentes. Em seguida, o Capitão conduziu a procissão com a saraipora e o arco da santíssima trindade até os mastros no centro da Praça do Çairé.

Houve a retirada das frutas que simbolizam a fartura da festa e das bandeiras, uma branca e outra vermelha, que foram entregues as pessoas que serão o juiz e a juíza do Çairé 2024. Em seguida, a deu-se inicio à derrubada. Cada mastro recebia golpes de machados que eram dados em revezamentos entre homens e mulheres, numa disputa sadia de quem derruba primeiro.

As mulheres conseguiram vencer a disputa e derrubaram primeiro. Os mastros foram levados em cortejo para dentro do Lago dos Botos, onde foram guardados.

Houve ainda a ‘varrição’, aonde os foliões vão até as barracas da festa para receber em forma de doação os ingredientes para a produção do tarubá, bebida de origem indígena que foi distribuída ao público presente.

O ritual foi finalizado com a benção final,  muita folia com danças como Macucauá, Desfeiteira e Quebra-Macaxeira e a cecuiara, e o almoço de confraternização.

Çairé 2024 é apresentado por: Ministério da Cultura, o Ministério do Turismo e a Prefeitura de Santarém.

Com Patrocínio de: Equatorial Energia, Banpará, Governo do Estado do Pará, Devassa, Guaraná Tuchaua, Vivo, Termo de Cooperação Técnica MTur/Sesc/Senac e Fundação Cultural do Estado do Pará.

Com apoio de: O Boticário, Unama, Maná Produções, Assessoria Cultural, Borari Produções e Comunidade de Alter do Chão.

Incentivo Cultural: Lei Federal de Incentivo a Cultura- Lei Rouanet e Programa Estadual de Incentivo à Cultura- Semear.