Aberto credenciamento para profissionais da imprensa que vão trabalhar na cobertura do Çairé 2024
Autor: Arte/Ccom

O processo de credenciamento será finalizado no dia 17 de setembro

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e da Coordenadoria de Comunicação (Ccom), iniciou o credenciamento de profissionais da imprensa para a cobertura do Çairé 2024. O evento acontece de 19 a 23 de setembro, em Alter do Chão.

Para se credenciar, os veículos e/ou profissionais terão que acessar este link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfYWjmV0LCU-HMJpIN2kPk8Qt616hcFTJME_PwN709nd9Ft3w/viewform?pli=1  que direciona para a opção Cadastro de Imprensa e preencher corretamente o formulário. No Portal www.santarem.pa.gov.br existe também um banner no cabeçalho que direciona para o formulário de credenciamento.

Depois de preenchido, o profissional vai receber um e-mail informando que o cadastro está sob análise. Em seguida, será notificado também por e-mail ou por telefone sobre a validação de seu credenciamento.

O processo de credenciamento será finalizado no dia 17 de setembro de 2024. Não serão aceitos pedidos após este prazo.

No dia 18/09, das 08h às 14h, começam as entregas das credenciais, na sede da Ccom, em Santarém, situada na Av. Adriano Pimentel, nº 296, Centro, mesmo prédio do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental – CIAM.

No dia 19/09, será o último dia para os profissionais da imprensa receberem suas credenciais. Dessa vez, na sala de imprensa do Çairé, no Lago dos Botos, em Alter do Chão, das 12h às 21h.

O profissional deve estar ciente de que o credenciamento é apenas para a realização do trabalho de cobertura do evento dentro do espaço reservado aos profissionais. Quem não estiver realizando a cobertura não poderá ficar na área disponibilizada com o objetivo de evitar que as apresentações dos botos sejam prejudicadas com superlotação e que todos tenham a oportunidade de capturar imagens.

Também há limite de capacidade na área em que estarão os camarotes. Se houver aglomeração, para a segurança de todos e obedecendo às regras do Corpo de Bombeiros, será realizado o rodízio dos profissionais a esse acesso aos que tiverem autorização para realizar entrevistas.

Ao receber as credenciais, os profissionais serão informados sobre os locais que poderão ter acesso e informações sobre segurança do evento.

Em respeito às apresentações para que não haja punição às agremiações, a Coordenação da Festa do Çairé colocou regras que devem ser cumpridas pelos profissionais da imprensa:

Não pode entrar no Lago dos Botos durante as apresentações;

Não pode entrevistar nem se comunicar com os ‘itens’ ou artistas durante as apresentações;

Disponibilidade de credenciais é limitada de acordo com a capacidade do local;

Quem for utilizar drone deve comunicar a Ccom e solicitar permissão (haverá restrições de segurança);

Não serão concedidos credenciamentos aos profissionais vinculados às empresas e/ou órgãos que prestem serviços de assessoria de imprensa.

Da disponibilidade das Credenciais por noite:

• Televisão – 1 repórter, 1 repórter cinematográfico e 1 produtor.

• Rádio – 2 profissionais

• Jornal/Revista – 1 repórter e/ou 1 repórter fotográfico

• Agência de Notícias – 1 repórter e/ou 1 repórter fotográfico

• Portal/Blog/Site – 1 fotógrafo e/ou 1 repórter

• Produtoras – 3 profissionais

• Digital Influencer – 1 profissional

1. As emissoras de Rádio e TV que irão trabalhar com revezamento de equipes devem solicitar a quantidade de credenciais informadas acima para serem utilizadas entre as equipes durante a cobertura.

2. Os portais, blogs e sites deverão ter os endereços na internet por no mínimo 2 anos, e atualizado.

3. Os influencer deverão ter o perfil atualizado e voltado para a cobertura e divulgação de eventos.

4. Os casos omissos serão decididos pela Coordenação Geral do Çairé.