Ritual da derrubada dos Mastros encerra o Çairé 2023
Autor: Divulgação

Ritual da derrubada dos Mastros encerra o Çairé 2023

Às 17h, no Lago dos Botos, ocorreu a apuração do Festival dos Botos

A manhã desta segunda-feira, 18 de setembro, testemunhou o encerramento do Çairé 2023 em Alter do Chão, distrito de Santarém, com a tradicional cerimônia da Derrubada dos Mastros. Às 17h, no Lago dos Botos, ocorreu a apuração do Festival dos Botos, seguida pela festa dos barraqueiros às 22h.

O dia começou às 8h, com folias e bênçãos dedicadas aos visitantes e turistas presentes. Posteriormente, o Capitão liderou a procissão, conduzindo a saraipora e o arco da Santíssima Trindade até os mastros, erguidos no centro da Praça do Çairé.

Nesse momento, ocorreu a retirada das frutas, que simbolizam a abundância da festa, e das bandeiras, uma branca e outra vermelha, que foram entregues às pessoas que serão responsáveis pelo Çairé 2024, o juiz e a juíza da festa. Logo em seguida, deu-se início à emocionante derrubada dos mastros. Cada mastro recebeu golpes de machados, alternando entre homens e mulheres, numa disputa saudável para determinar quem derrubaria primeiro.

Os homens prevaleceram na competição e derrubaram os mastros antes. Em um cortejo festivo, os mastros foram transportados para dentro do Lago dos Botos, onde foram armazenados. Também foi distribuído tarubá, uma bebida de origem indígena, para o público presente.

"Esta foi a minha primeira vez no Çairé, e estou verdadeiramente impressionada com a energia e a cultura incríveis que encontrei aqui em Alter do Chão. Participar da Derrubada dos Mastros foi uma experiência única, repleta de tradição e vitalidade. A hospitalidade da comunidade local é calorosa, e estou encantada com a maneira como todos se unem para celebrar essa festa tão importante. Com certeza, voltarei para reviver essa experiência incrível no próximo ano," disse Rosana Gonsales, turista que veio da Venezuela para prestigiar o Çairé.

O ritual culminou com uma bênção final, seguida de muita diversão com danças tradicionais, como Macucauá, Desfeiteira, Quebra-Macaxeira e a cecuiara, além de um almoço de confraternização.

"Foi uma celebração para todos, realizada com a colaboração de todos. Fechamos o Çairé 2023 com chave de ouro. A tradição continua viva, e cada Çairé será ainda melhor que o anterior. Viva a nossa cultura e viva a nossa história!", comemorou Osmar Vieira, juiz do rito tradicional do Çairé e coordenador da festa.

O secretário municipal de Cultura, Luis Pixica, destacou o saldo positivo do Çairé e a sua contínua importância como a maior celebração cultural do interior da Amazônia. "Mais uma vez, a história foi escrita, e todos merecem os parabéns", enfatizou o secretário.

O Çairé 2023 foi realizado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), em parceria com a comunidade de Alter do Chão. Neste ano, contou com o patrocínio do Instituto Cultural Vale e da Equatorial Energia, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.