Çairé: festa foi marcada pela segurança e participação estimada de 100 mil pessoas
Autor: Arquivo - Ronaldo Ferreira

Samuel Alvarenga

Segurança e tranquilidade e bons resultados para o turismo foram os destaques da edição de 2023.

Por Ailanda Tavares

Quem foi a Alter do Chão, no período de 14 a 18 de setembro, contemplou uma das praias mais bonitas do país e ainda participou da Festa do Çairé, que promove o resgate e a preservação da memória e ancestralidade dos povos originários da região do Tapajós. A maior festa cultural do Oeste do Pará encerrou ontem (18), com a derrubada dos mastros, na vila balneária.

Com o tema Tradição e Arte em Alter, o Çairé contou a presença de santarenos e muitos turistas. Segundo o secretário de Turismo, Alaércio Cardoso, a estimativa é que 100 mil pessoas tenha passo por Alter do Chão.

Alter do Chão: estimativa de 100 mil pessoas durante o Çairé.

"Nós tivemos uma festa linda, com o rito tradicional e com espetáculos dos Botos Tucuxi e Cor de Rosa. Segundo estimativa das equipes de pesquisas das Secretarias Municipal e Estadual de Turismo, estiveram na vila, durante os festejos, 100 mil pessoas, sendo 70 mil visitantes e 30 mil turistas”, informou.

Disputa entre os botos movimentou a festa.

No período da festa, 76 mil veículos, entre automóveis e motocicletas, deslocaram-se para Alter do Chão. Para manter a segurança, um trabalho em conjunto foi elaborado e executado.

“Foi uma festa tranquila. Não tivemos nenhuma intercorrência na estrada e nenhum afogamento. A Polícia Civil realizou uma ação antes do Çairé. A Polícia Militar não registrou nenhuma intercorrência. Os Agentes do Detran conduziram 6 pessoas até a Delegacia de Alter do Chão, por estarem embriagadas. Foram registradas algumas irregularidades em veículos que estavam fora do padrão do Código de Trânsito. Já os os agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) registraram 8 sinistros na cidade, mas nenhum na Vila de Alter do Chão. Então, consideramos o Çairé como uma festa tranquila. Realizamos blitz educativa, trabalhando a educação no trânsito e por conta de toda a força de segurança integrada, o Çairé foi bem seguro”, enfatizou o titular da SMT, Alberto Portela.

Integração entre órgãos de segurança pública garantiu tranquilidade.

O comandante do Comando de Policiamento Regional (CPR 1), Coronel Tarcísio Costa explicou que, nesta edição, 700 policiais militares foram deslocados para o Çairé.

"Além dos policiais, contamos com uma base de comando e controle, onde estavam presentes todos os órgãos de segurança. Então, monitoramos as câmeras e direcionamos todo policiamento com os outros órgãos de segurança de forma integrada. Ainda contamos com uma lancha e policiamento 24h também na Praça 7 de setembro".

Este ano o Çairé teve o patrocínio master do Instituto Cultural Vale, da Equatorial Energia, patrocínio da Equatorial Energia, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura -Lei Rouanet, Devassa, Vivo, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Semear, parceria do Banpará e Guaraná Tuchaua. A realização ficou sob a responsabilidade de Namazônia, comunidade de Alter do Chão, Prefeitura de Santarém e Ministério da Cultura do Governo Federal.