Boto Tucuxi é bicampeão do Festival dos Botos 2023

Boto Tucuxi é bicampeão do Festival dos Botos 2023

A agremiação sociocultural defendeu o tema “Yandé, o Çairé

Toninho Araújo, presidente do Tucuxi: Bicampeão do Festival dos Botos, do Çairé 2023

Com o tema “Yandé, o Çairé, a agremiação sóciocultural Boto Tucuxi é bicampeão do Festival dos Botos do Çairé 2023. O resultado saiu às 18h20, após a apuração que aconteceu no Lago dos Botos, em Alter do Chão. Foram 477,5 pontos contra 475 do Cor de Rosa. O Festival aconteceu dentro da Festa do Çairé nos dias 15 e 16.

"Gostaria de estender meus sinceros parabéns ao prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, pela brilhante organização do Çairé 2023 e por proporcionar um cenário tão incrível para o Festival dos Botos. Foi uma competição acirrada e emocionante, e a comunidade de Alter do Chão e a Prefeitura de Santarém desempenharam um papel fundamental ao promover esse evento cultural tão importante. O Festival dos Botos continua a ser uma celebração significativa da nossa herança cultural que é o Çairé, e esse sucesso reflete o espírito vibrante de Alter do Chão e de toda a região”, disse Toninho Araújo presidente do Tucuxi.

Miguem Von: Cor de Rosa fez uma belíssima apresentação

Para o secretário  municipal de Cultura, a festa foi a vitória de todos. "Em nome da Secretaria de Cultura e da Prefeitura, quero parabenizar efusivamente o Boto Tucuxi pela magnífica vitória no Festival dos Botos do Çairé 2023. A apresentação do tema 'Yandé, o Çairé' foi verdadeiramente excepcional, demonstrando um profundo comprometimento com nossa cultura e tradição. Também estendo meus parabéns ao Cor de Rosam que fez uma apresentação inesquecível. Infelizmente, só podemos ter um vencedor, mas todos nós ganhamos com o que assistimos”, disse o secretário de Cultura, Luis Pixica.

O prefeito Nélio Aguiar, também, parabenizou os botos. "É com grande alegria e orgulho que cumprimento o senhor Toninho Araújo, presidente do Boto Tucuxi, pela conquista do bicampeonato no Festival dos Botos do Çairé 2023. O tema 'Yandé, o Çairé' foi apresentado de forma extraordinária pela sua agremiação sócio-cultural, conquistando 477,5 pontos e demonstrando um comprometimento excepcional com a cultura e tradição de Alter do Chão. Parabéns pela dedicação e pelo esforço da sua equipe, que sem dúvida encantou a todos nós com sua performance espetacular."

O gestor municipal destacou ainda o talento e a dedicação do boto Cor de Rosa. "Quero expressar meus sinceros parabéns ao Boto Cor de Rosa pela notável performance no Festival dos Botos do Çairé 2023. Vocês demonstraram um incrível talento e dedicação, proporcionando ao público uma experiência inesquecível. A competição foi acirrada, e a sua agremiação mostrou um comprometimento excepcional com a nossa cultura e tradição. Embora tenhamos um vencedor, todos saímos ganhadores por testemunhar tanta beleza e criatividade em nossa celebração cultural”, disse o gestor.

Veja como foi a apresentação do Boto Cor de Rosa

Veja como foi a apresentação do Boto Tucuxi

O Çairé 2023 tem o patrocínio master do Instituto Cultural Vale, patrocínio da Equatorial Energia, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, Devassa e Vivo através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Semear, parceria do Banpará e Guaraná Tuchaua. A realização está sob a responsabilidade da Namazônia, Comunidade de Alter de Chão, Prefeitura de Santarém e Ministério da Cultura, Governo Federal.