Festival dos Botos: em busca do 12º título, Cor de Rosa mostra a tradição viva do Çairé com 'A Grande Festa'
Autor: Ronaldo Ferreira - CCOM

GAMA SG

Boto rosa resgatou elementos da festa, fazendo uma apresentação que levantou o público.

Tradição e pertencimento junto com a cultura viva trazida através do Çairé. Foi dessa forma que o Boto Cor de Rosa entrou em cena em busca do 12º título ao encantar a todos, no Lago dos Botos, nesse sábado, 16, na segunda e última noite de disputa. A Grande Festa, o tema defendido pelo boto rosa, foi uma forma de celebrar os 50 anos da retomada do Çairé, com imagens, atos e elementos históricos que fazem do Çairé uma festa com mais de 300 anos. Na arena, 10 grandes alegorias deram o tom da apresentação, juntamente com toda a representação cênica.

Para chegar ao tema deste ano, foram realizadas várias pesquisas em notícias nos jornais da época que se referiam ao Çairé como uma grande festa. Inspirado nessas pesquisas, o Cor de Rosa destacou a tradição que está em torno da festa.

A Grande Festa do Boto Cor de Rosa empolgou o público.

"É um resgate histórico que nos traz aos dias de hoje. O Çairé é uma grande festa porque temos todos os elementos que tornam essa festividade peculiar, desde o sagrado ao que denominamos de profano. Nossa apresentação reuniu todos esses elementos tradicionais, ao som do nosso inconfundível carimbó. Estamos muito confiantes, foram seis meses de preparação e os dois últimos meses intensos de ensaios e levamos para a arena quase 1000 pessoas que se dedicaram, deram a vida para conquistarmos esse 12º título", disse o presidente do Boto Cor de Rosa, Miguel Vaughan.

Lohanne Lewandowski, 35 anos, está vivenciando o Çairé pela primeira vez, a paulista destacou a apresentação e magia do festival dos botos.

"Eu tô encantada com tudo isso, quanta riqueza e cultura. Eu pensei que tinha visto de tudo já, ontem eu fiquei encantada com a apresentação do Tucuxi, e hoje fiquei apaixonada pela apresentação do boto rosa. São muitos detalhes, muitos significados. É tudo muito lindo".

O secretário de Cultura, Luis Alberto Pixica, enalteceu a belíssima apresentação das duas agremiações e agradeceu a parceria com os órgãos de segurança pública que garantiram um Çairé de paz.

"Na sexta-feira, 15, tivemos a apresentação do Boto Tucuxi e ontem tivemos a apresentação do Boto Cor de Rosa. O que pudemos ver é que foram apresentações em que os jurados terão muita dificuldade para apontar o vencedor. As duas agremiações apresentaram-se de forma brilhante. Fiquei impressionado pelo que vi e o progresso das apresentações e é essa a nossa vontade, que a cada ano haja evolução.

A segunda e última de disputa foi marcada pela tranquilidade, de acordo com a Polícia Militar. "Não tivemos registro de nenhuma intercorrência, nenhuma briga e nenhuma prisão. Correu tudo em ordem", informou o Tenente Coronel Wallério Ferreira, do 3º BPM.

Apuração

A espera para conhecer o campeão do Festival dos Botos de 2023 termina nesta segunda-feira, 18. A partir das 17h, começa a apuração para decidir quem leva o 12º título para casa, ambos estão empatados com 11 títulos cada. O Tucuxi busca o bicampeonato; o Cor de Rosa foi o último campeão antes da pandemia, em 2019.

O Çairé 2023 tem o patrocínio master do Instituto Cultural Vale, patrocínio da Equatorial Energia, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, Devassa e Vivo através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Semear, parceria do Banpará e Guaraná Tuchaua. A realização está sob a responsabilidade da agência Namazônia, Comunidade de Alter de Chão, Prefeitura de Santarém e Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura.