Lounge Semtur fomentou turismo e empreendedorismo no Çairé 2022
Autor: Ascom Semtur

Lounge Semtur fomentou turismo e empreendedorismo no Çairé 2022

Categoria: Çairé 2022

Estrutura foi montada para recepcionar comunitários, turistas, visitantes e empresários

O Çairé 2022 firmou a valorização da cultura e do folclore da região. Com o tema “Cultura Nativa de Alter”, a festa reviveu a emoção do rito tradicional e do Festival dos Botos de 15 a 19 de setembro, e atraiu turistas do Brasil e do mundo à Vila de Alter do Chão. Além de toda a estrutura montada pela Prefeitura de Santarém e parceiros para garantir um belíssimo espetáculo, também foi disponibilizado o espaço Lounge Semtur que teve como objetivo fomentar discussões sobre o turismo e desenvolvimento sustentável, realizar eventos paralelos que dialogaram com o turismo de sol, praia e hospitalidade. À frente do local esteve a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur).

O espaço climatizado e amplo recepcionou turistas que buscavam informações; recebeu empresários para roda de conversas; realizou trade turístico a jornalistas e contou com a parceria do Restaurante Casa do Saulo servindo pratos genuinamente santarenos.

O empresário da Rede Massabor, Gilmar Pastana, parabenizou pela estrutura que ofereceu maior conforto aos comunitários, visitantes e turistas. “O Çairé ofereceu inúmeras oportunidades para a geração de emprego e renda, bem como a divulgação do turismo local para o mundo, percebemos isso como um ponto positivo onde a ideia do lounge foi fabulosa e nós tivemos a oportunidade de estar lá representando a Associação Comercial e Empresarial de Santarém vivenciando esse grande feito”.

O chefe de cozinha e proprietário do restaurante Casa do Saulo, Saulo Jennings, salientou sobre a retomada da festa após os dois anos de paralisação em virtude da pandemia. “O Çairé é muito importante para a nossa região, pois movimenta a cultura, a economia e o turismo, valorizando os povos ancestrais e indígenas. A parceria do Grupo Casa do Saulo com a Semtur foi muito importante, pois é um trabalho que a Casa do Saulo já vem empenhando há treze anos levando para fora essa cultura, através da gastronomia, mas não só dela, como também a cultura, a música do nosso povo, essa parceria foi muito importante porque junta forças para irmos no mesmo caminho. A Prefeitura através da Secretaria de Turismo está de parabéns e a Casa do Saulo se sente honrada em participar deste momento e de tudo que envolve o turismo nós apoiaremos e que venham mais eventos como esse, onde nossa parceria só será fortalecida levando o turismo santareno para o mundo”.

O gerente do Sebrae na região Baixo Amazonas, Michell Martins, argumentou que foi um marco a instituição estar presente no evento cultural e turístico, possibilitando a geração de negócios com os artesãos presentes, autoridades e outras personalidades que puderam usufruir do espaço do lounge. “Passaram pelo espaço figuras públicas conhecendo os projetos que Santarém tem para o turismo e para o seu desenvolvimento econômico. Foi um enorme prazer participar, tivemos resultados satisfatórios para esse período onde era visto somente o profano e o religioso e agora passou-se a ser visto como uma geração de negócios. A Semtur está de parabéns e o Sebrae se sente muito honrado em participar e contribuir por esse momento e com informações geradas no evento que foi realizada pesquisa com os artesãos e com o público que ali estavam para utilizar essas informações para gerar inteligência e melhorias para o nosso destino e para todo o trade”, contou Michell.

O gestor da pasta de Turismo de Santarém, Alaércio Cardoso  reforçou que o trabalho da Semtur no Çairé 2022 foi realizado pela primeira vez integrado com outros órgãos, como o Sebrae, com o qual tem a parceria de um Programa Nacional, o Investe Turismo junto com o Ministério do Turismo e a Embratur.

“Montamos o lounge composto por sala de reunião, sala técnica e que serviu de atendimentos para uma interlocução com o trade turístico de Alter do Chão e região e também recebemos empreendedores e turistas que visitavam a vila. A nossa parceria com o Sebrae foi inovadora, também tivemos a parceria do Chef Saulo Jennings que também faz parte do Projeto Investe Turismo, também foi realizada algumas pesquisas que logo estaremos divulgando a análise. Conseguimos permanecer dentro do Çairé e atendemos centenas de pessoas com divulgações e informações”, argumentou Alaércio.