Çairé 2022 - Rito tradicional, shows com bandas locais e cantora Gretchen animam primeira noite
Autor: Agência Santarém

Çairé 2022 - Rito tradicional, shows com bandas locais e cantora Gretchen animam primeira noite

Categoria: Çairé 2022
Tadeu Pinho
Tadeu Pinho
Publicado em - Atualizado

Efetivo da polícia militar e estrutura montada pela Prefeitura garantiram a segurança na abertura

Alter do Chão, o maior aquífero do mundo, localizado no Oeste do Pará, na cidade de Santarém, é palco de uma das maiores manifestações culturais e folclóricas da região, o Çairé. A festa iniciou ontem, 15, com o hasteamento dos mastros pela manhã e a programação continuou ao longo de todo o dia com eventos simultâneos na Praça 7 de Setembro, Praça do Çairé e Lago dos Botos. 

Para garantir a segurança do evento, o Coronel Valério da Polícia Militar informou sobre as estratégias alinhadas para a primeira noite do Çairé e durante todo o evento. “Hoje, para o primeiro dia do Çairé estamos com um planejamento de aproximadamente cento e dez militares, e cerca de vinte bombeiros espalhados aqui pela Praça do Çairé e Praça 7 de setembro e 8 viaturas da polícia militar estão instaladas aqui. Para a sexta, sábado e domingo teremos um contingente maior, com mais policiais e viaturas pra dar uma segurança satisfatória para a população que vem participar do evento”, explicou o coronel. 

O Jornalista Kleber Gusmão, da rádio Clube Conquista, na Bahia, e também do canal Viagens com Kleber no integram, falou de sua impressão na primeira visita em Alter do Chão, para conhecer o Çairé. “É a primeira vez que venho a Alter que é muito conhecida fora do Brasil e vim para engajar a divulgação dessa festa. Aqui tem uma natureza belíssima e relacionado ao Çairé, estou me sentindo como num filme desses que passam no meio da Amazônia, com toda essa estrutura artesanal com esse rito aqui na Praça. Muito lindo tudo aqui”, comentou Kleber. 

Odete das Neves é professora aposentada e mora há um ano em Alter do Chão. Ela é do sudeste do país e pontuou sobre sua primeira experiência no Çairé descrevendo também a emoção dos familiares que está recepcionando em sua casa. “Estou recebendo em minha casa uma parte da minha família que mora em Araçatuba e outra na capital de São Paulo. Eu sou professora aposentada, e moro aqui em Alter do Chão a um ano. Minha família veio para conhecer essa festa linda, em torno de vinte pessoas. Estão adorando essa festa. Eu não conhecia e nem eles e a nossa impressão é maravilhosa. Estamos muitos ansiosos para ver todas as apresentações, estamos adorando isso aqui."

Uma das atrações da abertura das programações do Lago dos Botos foi a dança dos Idosos que são atendidos pelos programas sociais da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social. A idosa Zuleide Farias de 79 anos falou de sua emoção em voltar a se apresentar na Festa, depois de dois anos sem se apresentar por conta da pandemia. “Faz uns dez anos que participo, gosto muito de dançar aqui. Tava com muita saudade de dançar, depois destes dois anos que teve a pandemia voltamos a dançar e quero dançar sempre, foi tudo lindo”, finalizou Zuleide. 

Na Praça 7 de Setembro a animação do grande público que compareceu ficou por conta da banda de classic rock Phenomena e da cantora Gretchen e Esdras de Souza. A cantora falou da alegria em ter colaborado com o evento. "Eu já viajei por muitos lugares, mas a emoção e o encantamento que senti ao chegar em Alter do Chão é único. Fizemos um show lindo onde todos nos acolheram com muito amor". 

A Prefeitura também está com uma estratégia para a limpeza pública de todos os espaços das programações do Çairé, com os agentes de limpeza urbana da Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb), executando vários serviços para manter os espaços públicos, limpos e organizados.

E a programação segue nesta sexta-feira.......

 

Fale Conosco

Localização

Secretaria Municipal de Turismo

Endereço: Av. Curua-Una, 42 - Santa Clara
CEP: 68010-000