Çairé 2022: mais de 90 mil pessoas estiveram em Alter do Chão

Çairé 2022: mais de 90 mil pessoas estiveram em Alter do Chão

Categoria: Çairé 2022
Ailanda Tavares

Por dia, sete mil pessoas estiveram nas praias e 12 mil nas noites de shows. Foram cinco dias de festa.

Rito tradicional destacou a essência da Festa do Çairé. Foto: Lucas Clemente

O Çairé 2022 celebrou a tradição e a cultura de Alter do Chão, Santarém e Pará. Foram cinco dias de programação para todos os gostos e faixas etárias que atraíram turistas e visitantes do Brasil e do mundo. Além dos atrativos naturais da vila balneária com destaque para a beleza das praias, o rito tradicional da Festa e o show de criatividade e encanto apresentado pelo Festival dos Botos também foram os responsáveis por fascinar as mais de 90 mil pessoas que estiveram em Alter durante os dias da manifestação cultural-folclórica.

Segundo o Tenente do Corpo de Bombeiros de Santarém, Marcos Moreira, de 15 a 19 de setembro, período do Çairé 2022, estiveram em Alter do Chão 95 mil pessoas. “A estimativa é que em cada dia 7 mil pessoas estiveram na praia e 12 mil prestigiaram os eventos das noites. Esta é uma estimativa que indica que houve até mais pessoas, pois no sábado o número foi bem maior pela parte da noite, já no domingo a maior concentração de pessoas foi durante o dia.”

Alaércio Cardoso com empresários e turistas

O titular da Secretaria Municipal de Turismo, Alaércio Cardoso, comentou sobre a movimentação da economia e do turismo com a relevante porcentagem de turistas que estiveram no Çairé deste ano. “É um evento que fortalece muito o turismo no nosso Estado, principalmente em Santarém, porque recebemos em torno de 25% dos turistas que chegam em todo o Estado do Pará. Tiveram várias caravanas que desembarcaram em Alter do Chão para o Çairé, à exemplo das caravanas de Brasília e Goiânia”.

Para a realização da maior manifestação cultural da região, a empresa Equatorial Energia Pará patrocinou o evento entendendo a importância para o turismo, economia e comércio local. “Para a Equatorial é muito importante patrocinar mais uma vez o Çairé, depois de ficarmos dois anos sem esse evento. A Equatorial atua em todo o Pará e celebra a cultura local. Antes do evento acontecer, fizemos manutenção da rede de energia, trocamos transformadores, fizemos uma rede mais tecnológica e trabalhamos para garantir a qualidade no serviço. Ano que vem pretendemos continuar patrocinando o Çairé que é uma festa grandiosa para Santarém e região. Temos vários projetos de apoio à cultura, principalmente a cultura paraense”, enfatizou o Gerente de Relacionamento com o Cliente, Arthur Oliveira.

Turistas de diversos lugares do Brasil e do mundo aproveitaram a festa. Foto: Lucas Clemente

Este ano, o Çairé teve patrocínio master do Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, pela Equatorial Energia e Lei Estadual de Incentivo à Cultura - Semear. A realização ficou sob a responsabilidade da Namazônia, Prefeitura de Santarém, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.

Tradutores e Intérpretes de Libras garantiram acessibilidade em todos os shows

Os intérpretes e tradutores da Língua Brasileira de Sinais (Libras) são responsáveis por facilitar a comunicação de maneira neutra, garantindo o acesso à informação para a pessoa surda que se comunica por meio da Libras.

Profissionais garantiram a acessibilidade em todo o Çairé. Foto: Lucas Clemente

Atualmente, é possível observar os avanços que ocorreram no âmbito da acessibilidade dos surdos na sociedade, principalmente quanto às garantias do acesso à Libras como direito linguístico dessa comunidade.

Durante o Çairé, esse direito foi garantido com o trabalho de seis profissionais que traduziram as letras das canções cantadas nos shows.

Kellen Sousa, durante o show da Gretchen na primeira noite do Çairé. Foto: Lucas Clemente

“Garantir acessibilidade no Çairé e vivenciá-lo da forma como foi, além de uma satisfação pessoal, foi uma experiência profissional única. O processo de tradução iniciou bem antes da festa quando os Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais (TILS) fizeram um levantamento do vocabulário prévio e a pesquisa dos sinais para estudo. Mesmo com a pesquisa, durante a festa do Çairé, esse processo foi desafiador, uma vez que muitas palavras não tinham sinal, então foi preciso compreender o significado no termo para estabelecer o sinal que seria usado. Encontramos surdos em diversos momentos da programação e para nós foi uma satisfação assegurar a inclusão deles durante toda a festa”, argumentou a coordenadora da Equipe de Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais de Santarém, Kellen Garcia de Sousa.