Festival do Açaí atrai centenas de pessoas e impulsiona economia local
Autor: Fabrício Galúcio/Agência Santarém

Festival do Açaí atrai centenas de pessoas e impulsiona economia local

Luan Rodrigues

Evento gastronômico ocorre na comunidade de Santa Luzia e já é tradição no calendário santareno

Festival é tradição no calendário santareno. Foto: Fabrício Galúcio/Agência Santarém.

O 22º Festival do Açaí que ocorre na comunidade de Santa Luzia, na região do Eixo Forte, atraiu centenas de pessoas e foi mais uma vez sucesso de público. O Festival foi realizado no último fim de semana, 5 e 6, e contou com vasta programação social e cultural, além de comemorar os bons resultados da produção anual do açaí, que é destaque em Santarém e região.

A população atendeu ao chamado e prestigiou o evento gastronômico. Um dos atrativos foi o vinho de açaí, bastante apreciado na região. O fruto natural e diversos pratos, além de vinhos, pudim, licores, doces, bolos e salgados também caíram no gosto da população.

Bombons, bolos, pudins, vinho e demais beneficiados do açaí destacaram a gastronomia da região. Foto: Fabrício Galúcio/Agência Santarém.

O Festival foi organizado pela Associação de Moradores da Comunidade Santa Luzia do Eixo Forte (AMSLEF) e contou com o apoio da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) e empresas privadas.

O presidente da Associação dos Moradores de Santa Luzia, Paulo Sérgio Castro, relata que o festival buscou valorizar e divulgar o trabalho dos empreendedores que utilizam o fruto como matéria prima para fomentação da economia do município, o que gera renda aos produtores da comunidade.

Paulo Sérgio, presidente da associação. Foto: Fabrício Galúcio/Agência Santarém.

"A cada ano o festival ganha relevância. Após dois anos sem a realização do evento em decorrência da covid-19, retornamos e as expectativas foram alcançadas. As pessoas gostaram bastante, principalmente os turistas, que puderam desfrutar da gastronomia e belezas naturais da nossa comunidade", disse Paulo.

Incentivadora de manifestações culturais, a Prefeitura de Santarém vem apoiando vários festivais que são realizados nas comunidades da zona rural. O secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, prestigiou o evento e observou o envolvimento da população.

Evento valoriza produto e produtores. Foto: Fabrício Galúcio/Agência Santarém.

“Os festivais, a exemplo de Santa Luzia, contribuem para desenvolver o turismo de base comunitária e, também, contribuir para a geração de renda. O evento é importantíssimo para os agricultores das comunidades. Isso porque, além de valorizar os produtos, oportuniza formas de comercialização. Enquanto município continuaremos apoiando os festivais e a agricultura familiar", reiterou o titular da Semap.

Atualmente, a comunidade Santa Luzia possui uma micro indústria de açaí. O empreendimento é confiável e considerado de alto padrão de qualidade higiênica, o que valoriza ainda mais o produto. É produzido por meio de máquinas sem o contato manual dos comunitários.

Açaí é manufaturado na própria comunidade. Foto: Fabrício Galúcio/Agência Santarém.