Comunidade Santa Luzia realiza o 22º Festival do Açaí neste fim de semana

Comunidade Santa Luzia realiza o 22º Festival do Açaí neste fim de semana

Luan Rodrigues

O evento gastronômico contará com apresentações culturais, música ao vivo e comercialização de produtos derivados do açaí

A comunidade de Santa Luzia no Eixo Forte, realiza no sábado, 5, e no domingo, 6, o  22º Festival do Açaí. A festa faz parte do calendário cultural de Santarém e deverá reunir cerca de 5 mil pessoas nos dois dias de evento. O Festival é organizado pela Associação de Moradores da Comunidade Santa Luzia do Eixo Forte (AMSLEF) e conta com o apoio da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) e empresas privadas.

O evento gastronômico vai reunir programação social e cultural e tem por objetivo comemorar a produção anual do produto, que é destaque em Santarém e na região. Valorizar e divulgar o trabalho dos empreendedores que utilizam o fruto como matéria prima também é um dos objetivos do evento, que também reforça a fomentação da economia do município, gerando renda aos produtores da comunidade.

Estarão disponíveis aos visitantes o fruto natural e diversos produtos derivados da matéria prima do açaí, como: vinho, pudim, licor, doces, bolos e salgados, além de outras gastronomias como a galinha caipira.

A programação contará ainda com apresentação folclórica, rainha do festival, bingão da festa, shows culturais e sociais, como: Banda Sabor Açaí, Xote Pegadão e Pegada do Forró.

Atualmente a comunidade Santa Luzia possui uma micro indústria de açaí. O empreendimento é confiável e considerado de alto padrão de qualidade higiênica, o que valoriza ainda mais o produto. É produzido por meio de máquinas sem o contato manual dos comunitários.

Como chegar

A Comunidade Santa Luzia fica no km 13 às margens da rodovia Everaldo Martins (PA-467), região do Eixo Forte. No pequeno vilarejo vivem cerca de 28 famílias.

Sábado 05/11/22

19h30 – abertura do Festival com presença de autoridades e apresentação da banda do 8º BEC;

20h – Apresentação de danças folclóricas e rainha do festival;

21h - Seresta dançante;