Santarém 361 anos: Prefeitura de Santarém e Governo do Estado entregam nova orla com ciclofaixa e urbanização

Alanda Matos

Obra histórica transformou a frente da cidade, gera economia e impediu inundação da Avenida Tapajós

Na véspera do aniversário de 361 anos da Pérola do Tapajós, quem ganhou mais um importante presente foi a população de Santarém. Hoje, 21, a nova orla fluvial da cidade, no trecho entre o Bosque Vera Paz e a Av. Augusto Montenegro, foi entregue pelo prefeito Nélio Aguiar e o governador Helder Barbalho. A inauguração garante a frente da cidade uma infraestrutura a altura de toda a beleza e potencial turístico que o município possui.

Entrega da nova orla seguiu com muita música de bandas locais e a banda nacional Alô Bateria

A entrega é parte da programação do aniversário de Santarém, que está sendo realizada desde o dia 1º de junho, envolvendo mais de 75 ações, dentre elas, 46 obras. Já foram entregues campos iluminados, escolas reformadas e ampliadas, Unidades Básicas de Saúde, iluminação de LED e asfalto.

"A orla está 100% pronta, bonita, completa e junto com o prefeito Nélio Aguiar estamos entregando esse espaço maravilhos para a querida Santarém. Aqui já inauguramos o Terminal Hidroviário, o mais moderno do Brasil, e se Deus quiser até o final do ano vamos inaugurar o Hospital Materno Infantil. Investimentos e benefícios para a Pérola do Tapajós. Parabéns Santarém!",     parabenizou o Governador Helder Barbalho.

A Nova Orla em números

Dois projetos foram executados na nova orla. Foram eles: o Projeto Orla que implantou 6 píeres com flutuantes para atracação de embarcações, construção de 1.640 metros de muro de contenção, construção de duas casas de bombas e implantação de uma rampa de acesso ao rio Tapajós com extensão de 45mx13m.

As obras iniciaram em 2017, após articulação do prefeito Nélio Aguiar junto ao Ministério da Integração Nacional que autorizou o repasse de R$70.923.818,05.

O segundo Projeto foi o de Ampliação e Urbanização do espaço, no ‘embelezamento’ da área com a colocação de ladrilho em todos os 1.600 metros de extensão, parte elétrica, construção de nove quiosques, bancos e onze abrigos, postes de iluminação em LED, lixeiras, guarda-corpo, pintura, jardinagem e ainda uma ciclofaixa  na cor vermelha, com 2 metros de largura e outras duas faixas menores sinalizando a área. O projeto tem parceria do Governo do Estado que destinou R$11.856.865,19 em recursos, sendo 10% de contrapartida do município.

Nova Orla impediu inundação da Avenida Tapajós

Antes mesmo da conclusão das obras, a nova orla apresentou resultados positivos e impediu a submersão da Avenida Tapajós durante a cheia dos rios este ano.

Em 2009, o município de Santarém sofreu a maior cheia já registrada de sua história. O nível do rio Tapajós alcançou a marca de 8m31cm no mês de maio daquele ano. A Avenida Tapajós ficou inundada, casas e comércios foram alagados, causando transtornos e prejuízos incalculáveis. Em 2022, a cheia ultrapassou, por algumas semanas, as marcas alcançadas em 2009, mas a nova proteção da frente da cidade evitou o alagamento e os prejuízos financeiros.

Mais segurança e economia

A nova orla transformou a frente da cidade, melhorou a trafegabilidade ordenando a atracação de embarcações e facilitando o tráfego, especialmente dos moradores de comunidades ribeirinhas que chegam a Santarém.

Além da proteção da cidade e da segurança portuária, a economia e o bem estar da população serão contemplados, gerando qualidade de vida, fortalecendo o turismo e estendendo o espaço de lazer e contemplação.

Parceria entre Prefeitura e Governo do Estado: benefícios para Santarém

"Dois anos de pandemia que a gente não conseguia comemorar juntos o aniversário de Santarém, e hoje, estamos reunidos. Essa festa é especial para nossa amada cidade e para todos os seus filhos. Quero mais uma vez agradecer a parceria do governador Helder, parceria que já gerou muitos frutos e investimentos, e vai gerar muito mais", reforçou o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar.